Literatura e conhecimento: Mostra sobre Ziraldo recebe visita de crianças atendidas pela Assistência Social

Conviventes do Jabaquara visitaram exposição sobre o cartunista em celebração ao Mês da Literatura

 

Cerca de quinze conviventes, sentados no chão, escutam explicação de monitora da exposição Ziraldo... de A a Zi, que se encontra em pé, com materiais expositivos atrás de si, e outros a sua frente, em pequenas mesas brancas

Texto: Guilherme Alferes
Fotos: Acervo

A exposição “Ziraldo… de A a Zi”, disponibilizada desde outubro de 2018 no SESC Interlagos, recebeu no dia 11/07, a visita de 39 atendidos do Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Jabaquara.

Segundo a assistente social, Liliam Lima, cada mês do ano tem um tema diferente a ser abordado no serviço, ou seja, todos os meses há atividades de acordo com a temática escolhida. A visita à exposição se deu por conta do Mês da Literatura.

A mostra permite que o público conheça um pouco da vida pessoal e os métodos de criação de Ziraldo Alves Pinto, um dos maiores cartunistas e escritores do país. Além de obras conhecidas, o visitante pode conferir experimentações gráficas, pinturas, esboços, rascunhos, anotações às margens dos desenhos, referências e cadernos de infância.

Liliam destaca a importância das crianças conhecerem os grandes clássicos da literatura infanto-juvenil brasileira, como a “Turma do Pererê”, “Supermãe”, “Jeremias”, “Os Zeróis” e o famoso “Menino Maluquinho”, além do processo de criação das obras. “Só de a gente olhar já dá para saber que o desenho é do Ziraldo, são traços muito particulares", completa.

Guilherme Vieira, 9 anos, frequenta o CCA Jabaquara há 10 meses e conta que gostou muito de conhecer mais a vida e a obra do cartunista mineiro. “Meu favorito é o Menino Maluquinho, ele é engraçado”, ressalta.


Cerca de vinte e nove crianças e duas mulheres em frente à entrada da exposição Ziraldo.. de A a Zi em pose para foto