Evento em Santo Amaro combina música, conversa e reflexão para população em situação de rua

Proposta da atividade busca o desenvolvimento do convívio saudável entre os conviventes

 Homem toca violão em pé no salão do serviço para cerca de dezenove conviventes homens sentados em cadeiras de plástico brancas

Texto: Juliano Damasco
Foto: Acervo

O mês de julho vem proporcionando momentos de reflexão, conversa e música para os conviventes do Centro Temporário de Acolhimento (CTA) Santo Amaro. Em todas as noites de sexta-feira neste mês, os conviventes unem-se em um grupo de música e espiritualidade.

A proposta da equipe técnica do CTA é promover uma reflexão que busca despertar novos pensamentos a partir de canções e histórias narradas. A abertura acontece com um dos coniventes tocando violão, cantando e fazendo com que os conviventes interajam. Após cantarem, todos dão início à “meditação falada”, com louvores e palavras religiosas, conduzida por um voluntário. Tudo isso visando o desenvolvimento do convívio saudável.

De acordo com a orientadora socioeducativa do espaço, Elizabeth Casemiro, essa roda é muito importante, pois faz com que os conviventes reflitam sobre vida, espiritualidade e a relação com o próximo. “Acredito que os temas das conversas fazem com que eles acreditem e sejam incentivados de uma forma geral. As palavras que são colocadas de uma maneira correta podem contribuir muito com os pensamentos e os sentimentos deles. É muito válido”, conclui.

Luiz Carlos Amado, 52 anos, é convivente do CTA Santo Amaro há cinco meses. Para ele, a atividade foi bastante gratificante. “Acredito que esta ação nos fortaleceu bastante. Estávamos precisando de um momento como esse. Foi bem prazeroso”, explica.