CTA Mooca I disponibiliza aulas de informática para conviventes

Acolhidos terão acesso a orientações básicas de informática, alfabetização e reforço

 

Cinco conviventes sentados em frente aos computadores da sala de informática do serviço, quatro de um lado e um do outro. Professor em pé no fundo da sala

Texto: Guilherme Alferes 
Fotos: Acervo

 

O Centro Temporário de Acolhimento (CTA) Mooca I, após o dia 19/06, passou a disponibilizar oficinas de informática para seus atendidos. Nelas são propostas noções básicas de internet, como navegar e ensinar a usar as ferramentas que o computador tem.

Os encontros acontecem três vezes por semana em sala reformada do serviço e as orientações são feitas pelos técnicos Jonathan Santos, Luísa Morais e Silvio José Alves. Além da informática, os acolhidos também tem acesso às aulas de
alfabetização e reforço da língua portuguesa.

A gerente do serviço, Miraci Costa, destaca a importância de projetos como esse para que os conviventes possam conquistar autonomia. “Agora eles vão conseguir fazer coisas como falar com a família e fazer seus currículos”, relata.

Segundo o orientador, Jonathan Santos, o interesse dos conviventes pelas aulas está sendo positivo. “Muitos dos nossos acolhidos têm nos procurado para saber como funciona o projeto”, comenta.

O convivente Marcos Gomes, 45 anos, explica sobre a oportunidade que está tendo de se conectar com as novas tecnologias e como isso pode ajudá-lo em planos como arrumar um emprego e voltar a estudar. “É o futuro, a gente precisa se adequar”, completa.