Dezesseis anos de história: Zancone comemora aniversário

Festa com temática retrô teve apresentação teatral e muita música da década de 1970

 

Mulher convivente canta ao microfone em palco no qual se vê ao fundo o rosto de uma mulher grafitado em preto e branco e os dizeres festa retrô, trinta e um de maio de dois mil e dezenove. Um homem e uma mulher estão ao fundo, em pé, nas laterais do palco, um de cada lado. À esquerda, outros conviventes sentados e à direita, um homem sentado e caixas de som pretas

Texto: Guilherme Alferes
Fotos: Divulgação



O Centro de Acolhida Zancone, localizado na Vila Leopoldina, zona oeste da capital, completou 16 anos de existência neste ano e, para comemorar a data especial, os acolhidos realizaram a celebração, no dia 31/05, com o tema retrô.

O evento foi aberto à comunidade e ao longo da tarde foram propostas uma roda de samba e uma encenação teatral “divertida e reflexiva”, de acordo com o psicólogo do serviço, Paulo Paes, da fábula “O Leão e o Rato”, protagonizada pelos próprios conviventes.

Também fizeram parte da programação duas salas temáticas: uma delas contextualizava o histórico da política pública para população em situação de rua em São Paulo e a outra continha um pequeno “museu” no qual discos de vinil tocavam numa vitrola, além de objetos como máquina de escrever, relógio, entre outras peças antigas.

A gerente do serviço, Rosana Amaral, conta que os atendidos, todos homens, com 30 anos de idade em média, ajudaram a organizar a festa, fazer a decoração, além de montar a peça teatral. “Eles só falavam disso a semana toda”, completa.

Amaral revela que, por conta da aprovação e animação dos conviventes, o serviço continuará realizando eventos como esse. De acordo com a gerente, o próximo será a festa junina, marcada para o dia 29/06.

 

Exposição de vitrola e capas de discos de vinil com desenho colorido de vitrola e cifras musicais pregados na parede em ambiente enfeitado para a festa retrô do serviço