Serviço de Apoio Sócio Educativo de Capacitação e Orientação Profissional realiza formatura de cursos de capacitação profissional para adultos

Texto: Luanna Marin
Foto: Gabriela Brasil

O dia ensolarado de fim de outono da última quinta-feira, 21/06, anunciava uma grande festa no Serviço de Apoio Sócio Educativo de Capacitação e Orientação Profissional - SASECOP, a formatura de 76 alunos em cursos profissionalizantes de diversas áreas, dentre elas elétrica, pintura, ajudante de cozinha e cuidador.

O serviço, que é mantido através do convênio com o Instituto Lygia Jardim, promove cursos de capacitação profissional para adultos com duração de três meses, no qual os mesmos são encaminhados por serviços da rede socioassistencial através de uma avaliação, para que possam ingressar no curso escolhido.

A diretora do Sasecop, Renata Pagotto, iniciou o evento agradecendo a ajuda de todos os parceiros nessa jornada, dentre eles o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, que certifica os cursos de elétrica, pintura e informática. Ao lado dela, também estavam presentes Carlos César Machado, supervisor do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS Bela Vista, Paulo Lima, do Instituto Lydia Jardim e Eduardo, representante do SENAI.

Para compor o time de representantes, a diretora da Supervisão de Assistência Social - SAS Sé, Cássia Travensolo, esteve presente para dar uma força e incentivo à turma de formandos do primeiro semestre de 2018. “ Como é gratificante ser testemunha de um momento como este, é o que o ser humano precisa, ser visto e reconhecido. Desejo à todos muito sucesso”, concluiu Cássia.

A cerimônia de entrega dos diplomas contou com falas inspiradoras de algumas pessoas da equipe da diretora do Projeto, com a finalidade de fazer ressalva sobre a importância dessa formação, que vai além do que um simples papel entregue aos formandos.

O supervisor do CREAS, demonstrou sua admiração por todos ao afirmar que os verdadeiros vencedores da vida eram os 76 alunos presentes naquela manhã. “ Vocês foram os escolhidos não pela nossa seleção de fato, mas sim, pelo esforço e dedicação de cada um, e lembrem de que o certificado não é um simples papel, mas é o reflexo de todo empenho que vocês tiveram durante o curso”, comentou Carlos.

A felicidade era tanta, que uma das alunas do curso de confeitaria decidiu fazer uma surpresa para a turma e mostrou todas as habilidades aprendidas durante o curso na confecção de kits de pão de mel, que foram entregues junto ao certificado e a uma agenda. De acordo com Renata, a agenda é um estímulo para que eles possam se organizar daqui para a frente e ir em busca de empregos no mercado de trabalho. “ Usem a agenda para anotar os números das empresas e organizar as datas de entrevistas “, sugeriu a diretora para todos os formandos.

O evento contou com a formação de oito cursos de especialização, e para cada turma foi escolhido um orador, para que pudesse transformar em palavras todos os sentimentos vividos pelo grupo. A turma de informática teve como orador o senhor João Batista Xavier, encaminhado pelo CTA Brigadeiro Galvão, que emocionou a todos com sua força e determinação. “ Não desistam nunca, pois não há idade para aprender, agora já penso em fazer um curso de excel avançado”, afirmou João, ao pegar seu certificado de informática básica.

Após todos terem recebido o tão sonhado diploma, foi hora da comemoração. O pátio do espaço que já estava decorado com bandeirinhas coloridas de festa junina, foi tomado por deliciosos quitutes e muita alegria. O fim de um ciclo de muito aprendizado, foi encerrado com entusiasmo e grandes sonhos.