Centros de Acolhida se preparam para a Copa do Mundo



Texto: Letícia Weinz
Fotos: Divulgação


Falta um dia para o evento esportivo mais esperado do ano de 2018. A Copa do Mundo na Rússia está chegando e já cria expectativa em milhões de brasileiros em busca da conquista de mais um mundial pela seleção. Com os conviventes dos Centros de Acolhida e Centros Temporários de Acolhimento – CTA´s não é diferente. Eles já estão começando os preparativos e também estão na torcida para que a seleção brasileira comandada pelo Tite conquiste o tão sonhado hexacampeonato.

Confira a importância dessa atividade de decoração:

CTA MOOCA

A decoração foi realizada pelos próprios conviventes juntamente com seus orientadores, no último final de semana (02 e 03 de junho). Foram colocadas bandeirinhas do Brasil e fitas verdes e amarelas nas salas, além de pintarem a rua em frente. Para Antônio Carlos, gerente do CTA Mooca, a importância dessa atividade é estar junto. “É uma atividade que promove a concepção de grupo, de torcer, participar e estar em comunhão. Acho que esse é o maior significado para todo o processo”.

CTA BUTANTÃ

Os conviventes do CTA Butantã estão realizando as decorações de forma consciente. Sacolas de plástico foram cortadas para compor os enfeites. O objetivo é desenvolver habilidades cognitivas e motoras atreladas à percepção visual, consciência corporal e socialização.

CTA FAMÍLIA

Os preparativos serão feitos neste sábado (09/06), no qual os conviventes juntamente com estudantes de psicologia realizarão a decoração. Para a técnica assistente social Adriana, o objetivo é trabalhar a autonomia e a importância da inserção e reinserção na sociedade, participando desta mobilização.

CTA ANHANGABAÚ

No CTA Anhangabaú, os preparativos estão a todo vapor. Os orientadores pediram para que os próprios conviventes trouxessem ideias, de como eles queriam que ficasse o local com os enfeites. A decoração foi feita com bexigas, bandeirinhas, bolas e palavras como “Gol” e “Brasil” colado na parede. Segundo o gerente Leandro Gomes, todos estão ansiosos para a Copa. “Isso mexe muito com eles, é contagiante”, afirma.

CTA PARQUE NOVO MUNDO

No CTA Parque Novo Mundo, já estão desmontando a decoração da festa junina para dar lugar para as cores verde e amarelo. Segundo o gerente Eduardo, essa atividade de decoração acaba sendo um regaste deles, como se fosse da família e tempo da escola.

CTA SANTANA

Os conviventes do CTA Santana estão realizando a decoração em ritmo de oficina, que já é uma característica do local. Eles estão confeccionando bandeirolas e bolas em formato tridimensional, com papeis coloridos e cartazes. A gerente Elaine afirmou que vão transmitir os jogos em retroprojetor e que todos estão muito ansiosos. “É um entretenimento para eles”, comenta.