Autonomia em Foco atende 150 pessoas que estão em processo de autonomia

 

Texto e fotos: Marília Levy

Focado para atender pessoas que vieram das ruas ou de centros de acolhida, mas querem viver com seus companheiros ou evoluir no processo de independência pessoal, o Autonomia em Foco funciona com sistema colaborativo de limpeza entre os moradores e possui grade de atividades socioeducativas, roda de conversas e mediação de conflitos. Os moradores fazem suas próprias refeições e lavam suas roupas na cozinha e lavanderia comunitárias. A maioria dos conviventes possui trabalho fixo, mas ainda não tem renda para alcançar a autonomia da casa própria. O objetivo do projeto é além de oferecer moradia e dignidade às pessoas, fortalecer os vínculos familiares, interpessoais e comunitários.

Fundado em setembro de 2014, o Autonomia em Foco situado na Liberdade, região central de São Paulo, atende 150 pessoas, entre famílias, crianças e solteiros. São 64 famílias, 17 solteiros e 46 crianças moradores do serviço, que funciona 24 horas por dia e conta com quadro de 30 funcionários, entre orientadores socioeducativos, operacionais, assistentes sociais e gerente.

Nas datas comemorativas trabalha-se o senso de comunidade com almoço coletivo e oficinas. Na última Páscoa, foi feita uma peixada comunitária, oficina de ovos de chocolate e caça aos ovos para as crianças, além da decoração do espaço com os temáticos coelhinhos.

“Incentivamos a cidadania e o respeito ao próximo”, diz o gerente Roberto G. Flores. “Temos um plano de trabalho para pensar na grade de atividades. Este mês falaremos sobre saúde e cidadania e todos os meses temos temas diferentes”, completa Roberto.

“Na rua não se tem ponto fixo, não sabemos se vamos para um lado ou para o outro. Aqui é um ponto de referência, minha casa, um lugar onde sempre tenho para onde voltar”, conta Pedro, morador do Autonomia em Foco há quase um ano. “Aqui temos vontade de estudar e trabalhar”, conta Adriana, companheira de Pedro.

Outra unidade do mesmo serviço fica no bairro Armênia, na zona norte da capital, os únicos dois da cidade nessa modalidade. O ingresso ao Autonomia em Foco dá-se via CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).