Idosos do ILPI UNIBES Casa da Vila visitam o museu interativo Catavento

Texto: Luanna Marin
Foto: Divulgação

Na última quarta-feira, 14 de março, o grupo de idosos da ILPI Unibes Casa da Vila fez um passeio diferente. Com a proposta de ser um dia de aprendizado e descobertas, o local escolhido foi o Catavento de São Paulo, museu sensorial e interativo, com a finalidade de se dedicar as ciências.


Para Thalita Aragão, terapeuta ocupacional do espaço e responsável pela grade de atividades, o passeio foi muito importante tanto para estimular a socialização quanto para proporcionar um contato diferente para os idosos. “É a primeira vez que fazemos uma visita desse tipo interativo, é além de uma socialização, um aprendizado sobre um universo novo, sobre animais pré-históricos. Novos conhecimentos” comenta Thalita.


A interação e envolvimento por parte dos conviventes foi bastante positiva e rica, e de acordo com a terapeuta desde o ano passado eles têm feito passeios periódicos com a proposta de serem educativos, como na pinacoteca, mas que foi realmente a primeira vez que fizeram um voltado à ciência e conhecimentos gerais.


Para Dona Lucila Dias Correa, ir ao catavento despertou memórias de um interesse pessoal em animais. “Eu me lembro da TV aberta que tinha um canal sobre animais e bichos variados”, comenta. No museu pôde ter um contato novo com os fósseis de animais pré-históricos. “Nós vimos os bichos pré históricos, como tatu que era bem grande e o tigre de sabre.”, conta. A proposta foi tão bem aceita, que Dona Lucila diz que gostaria de voltar mais vezes.


Outros conviventes também se mostraram animados com o passeio e as descobertas que fizeram, como Dona Elvane Silva. “Foi um passeio alegre e diferente, aprendi até que posso sentar em uma cadeira de pregos e não me machucar”, conta a convivente sobre uma experiência realizada no museu.


“Às vezes, temos algum problema pessoal e quando estamos em uma visita divertida como foi ao Catavento, a gente se distraí com algo bom e acaba deixando os problemas de lado”, afirma Dona Elvane.