Conviventes de CTAs são capacitados pelo programa Trabalho Novo

Fotos: Divulgação
Texto: Juliana Liba

Na última terça-feira (06/02), 52 homens em situação de rua, acolhidos pelos Centros Temporários de Acolhimento (CTA) Mooca I e Brigadeiro Galvão, comemoraram a formatura do curso de capacitação aplicado pela Rede Cidadã no programa Trabalho Novo. O objetivo é inserção e reinserção no mercado, bem como o resgate da autonomia e identidade.

Para atingir esse propósito, os facilitadores procuram trabalhar o comportamento e o emocional por meio de musicoterapia, trabalhos de vivência e diálogo, arte e respiração circular. Além disso, contam com empresas solidárias, que ajudam a mudar o destino dessa população.


CTA Mooca I

A emoção tomou conta do CTA com a sua primeira turma capacitada, em que seis dos 35 formandos, já foram encaminhados para pré-entrevistas. O Erick Patrick de Almeida, 40 anos, é um deles e está ansioso para mudar sua história.

“Precisamos de confiança para nos reintegrar na sociedade sem discriminação. Somos todos iguais, só necessitamos de oportunidades para mostrar nosso talento e por isso esse projeto está de parabéns, obrigado”, disse.


CTA Brigadeiro Galvão

O serviço prestigiou os 17 conviventes da terceira turma formada pelo Programa. O gerente do espaço, Leandro Rodrigues Gomes, se sente realizado por ter dado suporte para que a esperança renascesse em cada um.

“Esse curso trouxe uma nova perspectiva para esses homens. Agora depende deles para colocar em prática o que aprenderam e correr atrás”, falou com expectativa.

Da primeira turma formada, muitos já estão no mercado de trabalho e alguns foram contratados pelo próprio CTA.