Emoção e gratidão na 1ª formatura do curso de capacitação do CTA Brigadeiro Galvão

Texto: Marcos Gabriel

Fotos: Wagner Origenes/SMADS


Na última sexta-feira (8), o Centro Temporário de Acolhimento (CTA) Brigadeiro Galvão transbordou felicidade e emoção na primeira formatura do curso de capacitação para inserção no mercado de trabalho pelo Programa Trabalho Novo.

O serviço, inaugurado em 26 de setembro deste ano, conta com 290 vagas masculinas e celebrou o esforço e determinação dos 23 formandos com uma conversa geral, entrega de certificados e lanche da tarde.

"Essa é a nossa primeira formatura aqui no CTA Brigadeiro Galvão e isso é muito gratificante. Todos receberam um certificado do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e já estão prontos para entrar no mercado de trabalho’’, afirma Antônio Carlos, gerente de serviço.


Disciplina e determinação

 


Sentado em uma das cadeiras espalhadas pelo CTA Brigadeiro Galvão, Valter Ribeiro demonstra ansiedade e gratidão antes mesmo de ter em mãos seu certificado do curso.

Nascido em Santa Isabel, São Paulo, Valter decidiu vir à capital em busca de melhores condições de vida. ‘’Cheguei a São Paulo no dia 3 de novembro, e fiquei na procura de emprego. Não cheguei a ficar na rua, mas passei por muitas dificuldades’’, contou.

O que Valter mais queria era conseguir um emprego e se sentir independente. ‘’Foi quando descobri o serviço e consegui uma vaga. Hoje, depois de ter realizado o curso, posso dizer que tudo foi uma experiência que recicla tudo o que você aprende na vida’’, disse Valter.

No curso de capacitação os alunos aprendem como se portar em entrevistas de emprego, questões pessoais, terapia, higiene, ética, restauração de autoestima, marketing profissional e pessoal.

‘’Tudo lá dentro é feito de forma tranquila. A relação de aluno e professor é algo inexplicável. A disciplina com horário nem se fala, temos hora para tudo, o que me deixou muito mais atento. Hoje sou eletricista, mas para começar aceito qualquer coisa. Já tenho duas entrevistas marcadas e estou muito confiante’’, finalizou.