SEAS Mooca intensifica abordagem em parque da região

 

Foto: Divulgação
Texto: Marcos Gabriel

Com o intuito de atender às solicitações de pessoas em vulnerabilidade social e melhorar suas condições, as equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social Mooca (SEAS) intensificaram nas últimas semanas abordagens no Parque da Mooca.

Nos dias 20, 21, 24 e 30 de setembro e 10, 11, 13, 14, 15, 16 e 17 de outubro, as abordagens foram intensificadas por meio de efetivação de cadastros, orientações sobre a utilização inadequada do espaço público, informações sobre questões de higiene e saúde, direitos e deveres, regularização de documentos pessoais, riscos de permanência em situação de rua e conhecimento sobre os diversos serviços que a rede socioassistencial disponibiliza.

No dia 11 de outubro, por exemplo, mais de 40 pessoas foram encaminhadas para os serviços da rede socioassistencial da Mooca. Neste dia, as equipes do SEAS da região foram ao local da abordagem em dois horários. No primeiro momento, por volta das 14h, as equipes realizaram todo o mapeamento do local, cadastraram os usuários e averiguaram o interesse por acolhimento institucional.

Já no segundo momento, por volta das 17h15, o objetivo foi ofertar encaminhamentos para Centros de Acolhida. Já nos dias 16 e 17 de outubro, mais de 80 pessoas que viviam no local foram encaminhadas com vagas fixas para os serviços.
As equipes do SEAS Mooca manterão o monitoramento social e territorial no Parque da Mooca, visando a construção e fortalecimento de vínculos, atendimentos sociais, orientações e encaminhamentos das pessoas que se encontram em dificuldades e situação de vulnerabilidade social, além de garantir a autonomia e cidadania a essas pessoas.