Palestra e atividade física trazem novo olhar sobre o processo de envelhecimento

Em sua terceira edição, a Virada da Maturidade oferece diversas atrações culturais com o objetivo de evidenciar o idoso

 

Foto e texto: Marcella Costa

A Virada da Maturidade, criada para enfatizar e homenagear os idosos, tem como objetivo produzir discussões que favoreçam a reflexão sobre envelhecer de forma ativa e feliz. São realizadas diversas atividades culturais com o intuito de impactar e inspirar os idosos e também as pessoas que convivem com eles.

Uma das atrações realizadas pela Virada aconteceu no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) da Lapa, na última quarta-feira (27). Em uma sala da ala de fisioterapia reservada especialmente para as atividades, 45 idosos do Núcleo de Convivência para Idosos (NCI) Jova Rural assistiram uma palestra sobre práticas corporais para evitar a dor crônica e logo em seguida colocaram em prática o que aprenderam, na aula de dança sênior.

A dança sênior reúne tudo que o idoso precisa ao juntar movimentos simples com diversos ritmos de música de diferentes países. Em pé ou sentados, os idosos, cada um no seu ritmo, aprenderam como se exercitar de uma forma divertida, trabalhando o corpo e a mente.

Educadora física, fisioterapeuta e com especialização em gerontologia, Fabiana de Oliveira foi quem ensinou os idosos esse estilo de dança. "A importância da Virada é principalmente a conscientização. Nós estamos envelhecendo sem consciência do que é envelhecer", comenta Fabiana.

"Me senti bem, a gente faz a dança e o profissional ensina o motivo da dor em algumas regiões, onde dói e como se tem que fazer o exercício", comenta Dirce Ferreira, 68 anos, sobre a palestra e atividade apresentada.

Assim como Dirce, Dona Maria José frequenta o NIC há mais de um ano e sabe a importância da atividade física em sua vida. "Antes eu era cheia de dores, agora me sinto maravilhosamente bem. Aprendi que se movimentando é bem melhor do que ficar parado", conclui.