Pessoas com deficiência viram modelos fotográficos em exposição contra o preconceito

Foto e texto: Marcella Costa

Em comemoração ao Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro, o Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência organizou um grande evento no distrito de Anhanguera com o intuito de romper a barreira do preconceito.

Com foco nos estudantes, o projeto convidou escolas da região para mostrar que a pessoa com deficiência pode ter os mesmos desejos que qualquer outro ser, como se arrumar para um ensaio fotográfico, por exemplo.

A ideia do evento surgiu a partir do olhar que a sociedade dá à pessoa com deficiência. “Muitas vezes eles deixam de se vestir do jeito que gostam simplesmente por não achar que devem utilizar determinada roupa”, comenta Sandra dos Santos, gerente do serviço e responsável pelo Núcleo.

Há um ano e meio, Sandra e sua equipe tiveram a ideia de começar um projeto novo para abordar a questão de se vestir do jeito que gosta. “Um dia falamos para os conviventes virem vestidos de um jeito que mais gostassem e fotografamos”.

O evento, organizado pelos funcionários e alunos, foi divido em duas partes. A primeira parte era um túnel do tempo, em que mostrava a história do Núcleo e de todos que por lá passaram. A segunda parte foi dividida em cinco salas, das quais três delas deram ênfase ao síndrome de down, ao autismo e às deficiências múltiplas.

Por fim, duas salas foram reservadas para mostrar o resultado desse projeto realizado pela instituição. A sala da beleza, como foi chamada, mostrava as fotos de cada um dos 65 alunos. “Os pais ficaram maravilhados, nem reconheciam seus próprios filhos”, comenta Sandra. “Conseguimos mostrar essa questão da autoestima, da beleza, dessa descoberta e da aceitação", completou.