Prefeitura inaugura primeiro Espaço Vida na Rua Prates

No espaço, há dois Centros Temporários de Acolhimento (CTAs), um Núcleo de Convivência para Adultos em Situação de Rua e um canil



Fotos: Wagner Origines/SMADS
De: Secretaria Especial de Comunicação

 

A Prefeitura de São Paulo entregou na manhã desta quinta-feira (21), na Rua Prates, 1.101, no Bom Retiro, o primeiro Espaço Vida para pessoas em situação de rua da capital paulista. O programa prevê a reestruturação dos centros de acolhida municipais com recursos de empresas da iniciativa privada.

O novo Espaço Vida está localizado no antigo Complexo Prates e conta com dois Centros Temporários de Acolhimento (CTAs) que atendem, no total, 260 homens para acolhimento e 160 homens para atividades de convivência durante o dia. Um dos CTAs, com 150 vagas para acolhimento de homens, funciona em um espaço onde antes era um centro de acolhida, que recebeu reforma geral para se integrar ao novo modelo.



"No Espaço Vida temos um tratamento humanitário. As pessoas em situação de rua precisam de solidariedade e de carinho", disse o prefeito João Doria, ressaltando a parceria com a iniciativa privada na inauguração do Espaço Vida.

Também há um canil e um Núcleo de Convivência para Adultos em Situação de Rua, que funciona durante o dia como porta de entrada dos moradores em situação de rua nos serviços da rede socioassistencial. Apenas no núcleo, 300 pessoas podem almoçar, tomar banho, lavar roupas, usar os banheiros e receber o atendimento social, além de ser encaminhado para outros serviços da Prefeitura de acordo com a sua demanda.



"Um espaço tão bonito e tão importante para a população em situação de rua. Aqui a situação era muito triste e as pessoas estavam dormindo na quadra, sem dignidade alguma. Agora temos um CTA novo e de qualidade", destacou o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Filipe Sabará. "Agora temos porta de entrada e porta de saída", finalizou.

O espaço foi reestruturado com reformas na quadra poliesportiva do Núcleo de Convivência, obras nas lavanderias, instalação de máquinas de lavar roupa, construção de um canil com cerca de 10 vagas e revitalização dos jardins. As obras foram doadas pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon).

As ações para inauguração do Espaço Vida também contaram com o apoio das Casas Bahia, que doou máquinas de lavar roupas para as lavanderias, e do artista Binho Ribeiro, que fez um grafite no terreno.



O novo Espaço Vida funciona 24h por dia. O equipamento é administrado por meio de convênio entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e a Sociedade Amiga e Esportiva do Jardim Copacabana (SAEC).

Na mesma região, há um Centro de Acolhida Especial para Mulheres Transexuais, o primeiro serviço desse tipo implementado no Brasil, com capacidade para acolher 30 mulheres, um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS) e uma Assistência Médica Ambulatorial (AMA).