COPS é premiada no X Encontro Nacional de Vigilância Socioassistencial



Texto: Carla Louise
Foto: Pierre Rinco

A Coordenadoria do Observatório de Políticas Sociais (COPS) da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social foi premiada no X Encontro Nacional de Vigilância Socioassistencial pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). A honra foi recebida durante a 1ª Mostra de Experiências em Vigilância Socioassistencial com o projeto “Revisão de Instrumentais de Monitoramento e Avaliação”, em Brasília, entre os dias 24 e 26 de maio.

O projeto da SMADS, que vem sendo construído desde o final de 2015, trará um grande avanço na maneira de analisar e obter dados, otimizando bastante o processo de verificação de informações de toda a cidade de São Paulo, para o Sistema de Informação do Atendimento aos Usuários (SISA), instituindo assim o Sistema de Vigilância Socioassistencial. O projeto é chamado de Declaração Mensal de Execução de Serviços (DEMES).

Encabeçado por Carolina Nakagawa, coordenadora da COPS, o novo DEMES facilitará toda e qualquer pesquisa na prestação de contas no processo de vigilância socioassistencial, redução da burocracia e eliminação de retrabalho, redução no tempo de coleta e consolidação da informação, redução do menor valor agregado para o dado de cada cidadão atendido, melhoria no subsídio às áreas correlatas e intersetoriais da assistência social em tempo real e governança sobre a vigilância de riscos e vulnerabilidade com, identificação de perfis, situações e contextos de riscos e vulnerabilidades presentes nos territórios, por meio das variáveis: dados de apoio, fluxo de pessoas, perfil das pessoas atendidas, público prioritário, trabalho realizado pelo serviço e demandas e resultados do trabalho.

Para Carolina, "o Prêmio conquistado na 1ª Mostra de Experiências em Vigilância Socioassistencial foi muito importante para a Coordenadoria do Observatório de Políticas Sociais, na medida em que a vigilância precisa avançar como uma das funções da política pública de assistência social na cidade de São Paulo. Assim, o prêmio vem reconhecer e fortalecer os esforços e investimentos nesses processos de ruptura de paradigmas".

Todos os municípios do Brasil foram convidados ao evento e o trabalho da COPS, premiado no encontro, foi bastante citado pelos demais participantes não só pela complexidade da elaboração, que contou com pesquisas realizadas com 1.200 pessoas de diversas áreas atendidas pela pasta em São Paulo, entre gerentes e coordenadores de CRAS, CREAS e CentroPOP, como também pelo ineditismo de, em alguns cliques, possibilitar acesso a tantas informações complexas da maior cidade Brasil.

O DEMES foi agraciado com o prêmio do MDSA assim como outros 26 municípios e teve como representante em Brasília o funcionário Pierre Rinco. "A homenagem que a Coordenadoria do Observatório de Políticas Sociais recebeu em Brasília foi extremamente gratificante para todos os envolvidos nos processos de vigilância socioassistencial na cidade de São Paulo. Desde a publicação da Portaria SMADS nº. 46, em fevereiro de 2011, há uma imensa luta e contribuição dos trabalhadores da assistência social para avançar no desenvolvimento de mecanismos de monitoramento e avaliação na cidade, bem como na revisão dos indicadores sociais vigentes. Poder trabalhar nesta revisão, em 2016, foi um sonho pessoal realizado. Enquanto eu recebia a homenagem representando COPS, não conseguia esquecer o imenso carinho, zelo, dedicação e cuidado de todos os envolvidos nesta revisão”.

O tempo de implantação pode durar até nove meses, prorrogáveis por mais nove meses, levando em conta toda a parte de sistemas, capacitação de pessoal, testes de usabilidade e checagem de sistemas.

Saiba mais sobre o evento acessando o link do Ministério: http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/dicivip_datain/ckfinder/userfiles/files/Mostra_Vigilancia/Banner_Municipios_Encontro_Vigilancia_SaoPaulo_2.pdf