Crianças aprendem pela magia do teatro o conceito de cooperativismo

Sescoop já atendeu 34 Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs) em parceria com a SMADS

Fotos: Wagner Origenes/SMADS
Por Juliana Liba

Nessa semana, a diversão foi garantida no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de São Paulo (Sescoop). Cerca de 600 crianças assistiram à peça “De Grão em Grão”, entre quarta (12) e quinta-feira (13).

A presença foi marcada pelos Centros para Crianças e Adolescentes (CCA) Santo Expedito, Maravilha, Mororó, Luca, Estação Adolescer, Padre José, Raio de Sol, Coração Materno, Jova Rural e Vila Yolanda. Também esteve presente o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA) Carrapicho IV, Serviço de Assistência Social à Família (SASF) Jaçanã e Centro para Juventude (CJ) Padre Pio.

O objetivo da peça é ensinar de forma lúdica a cooperação, o que é e como se forma uma cooperativa. Foi com muita risada que o público infantojuvenil refletiu sobre o trabalho em equipe.

“Cooperação é ajudar um ao outro para vender mais e poder brincar no final”, foi o que Gabriel Fernandes, 8 anos, do CCA Coração Materno, entendeu ao final do teatro.

Não foram somente as crianças que saíram contentes do auditório. A assistente técnica do CCA Mororó, Elaine Lopes, ficou satisfeita com o que foi proposto. “É importante para eles terem o acesso à cultura, conhecerem o outro lado e verem o tamanho do mundo.”

O espetáculo faz parte do programa Circuito Sescoop/SP de Cultura, que possui parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social desde o ano passado.

Segundo a analista de projetos culturais e promoção social do Sescoop, Evelyn Fonseca, o programa procura levar as crianças de diversas regiões da cidade para uma experiência de teatro. “Nós queremos mudar o dia a dia delas”, explicou.

Alcance

Desde maio, quando se iniciou o espetáculo, quase 1500 crianças de 34 CCAs tiveram a oportunidade de aprender por meio da peça “De Grão em Grão”. E até novembro, é esperado um público total de sete mil crianças.

Neste ano as apresentações estão no calendário das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Cultura e Educação, além de escolas e cooperativas públicas e particulares das regiões onde a entidade atua.