Histórias de superação ajudam conviventes dos serviços a se reerguerem

No Centro de Convivência São Martinho de Lima os funcionários são inspirações




Foto: Wagner Origenes/SMADS
Por Juliana Liba


São diversas dificuldades e problemas que podemos esbarrar nas nossas vidas e a vitória é o melhor desejo que podemos ter. Um exemplo é o Fernando Henrique dos Santos Tavares, 30 anos, que teve uma vida conturbada e que hoje está cheio de esperanças e sonhos.

Antigo morador em situação de rua e dependente químico, agora ele é funcionário do Centro de Convivência São Martinho de Lima I. Adotado com três dias de vida por uma mãe solteira, viveu em uma família marcada pelo envolvimento com o crime. Aos 13 anos de idade viu seu irmão ser preso e por vê-lo como herói, passou a seguir os seus passos após a prisão.

Foi então que a maconha surgiu como cartão de visita para o uso de todo o tipo de droga. Com o bullying sofrido na escola por ser adotado e o seu cotidiano de infrações, o consumo de entorpecentes aumentou.

“Acabei me tornando dependente químico e minha família me expulsou de casa”, relata ainda com tristeza. Fernando passou a viver nas ruas e se deparou com a sua vida destroçada. Com um filho para cuidar, o ciclo de idas e vindas às ruas passou a acontecer. “Eu melhorava e largava as drogas, mas depois acabava voltando”, disse.

Ele, que sempre acreditou em uma força maior, teve ajuda de sua irmã. Foi então que, em 2015, ela faleceu. Isso foi o fim para o ex-morador em situação de rua e o início de um tratamento.

Ao se internar por iniciativa própria, começou a enxergar novas possibilidades. Em 2016, se tornou convivente do Centro Comunitário São Martinho de Lima, que foi um dos auxílios mais importantes em sua recuperação.

“Comecei a fazer a oficina de arte urbana e isso começou a mudar minha vida”, contou. Com perseverança, tudo foi se encaixando.

Sua convivência e luta resultaram em uma oferta de emprego no CC São Martinho de Lima. Trabalhando como agente operacional há três meses, ele conta com alegria que “hoje estou vivendo”.

Com o sonho de ser desenhista profissional, o funcionário tem seu lugar para morar, namora e voltou a ter contato com o filho. Mas quer ir cada vez mais longe.

“Estou trabalhando aqui pela causa, pelo amor ao próximo. Isso é o início”, finaliza Fernando.

Influência

Os conviventes do São Martinho de Lima olham para Fernando como uma inspiração. Ver o agora funcionário conquistando sua felicidade e liberdade dá esperança para aqueles que estão no caminho.

É assim que Francis Albert do Nascimento Silva, 37 anos, relata. “Ver o meu amigo como vencedor me dá forças para reerguer. Mostra que eu também sou capaz”.

Além de Fernando, existem outros funcionários que eram moradores em situação de rua, como há muitas outras pessoas que estão lutando para sair das ruas e drogas.

Dentro do serviço a união é muito presente. E é com ela que os funcionários e conviventes acreditam e torcem um pelo outro.