Assistência social faz mais de mil abordagens durante o fim de semana na Nova Luz

Foto: Wagner Origines/SMADS
Texto: Secretaria Especial de Comunicação

Equipes da assistência social da Prefeitura de São Paulo realizaram cerca de 1.160 abordagens na região da Nova Luz durante o fim de semana. Deste total, 550 pessoas foram encaminhadas para acolhimento no Complexo Prates e no Centro Temporário de Acolhimento (CTA) e 609 recusaram atendimento.

Profissionais da Secretaria da Saúde realizaram 195 atendimentos na região da Nova Luz durante o fim de semana. Houve 12 encaminhamentos para pronto-socorros, hospitais e AMAs, cinco pessoas encaminhadas para o CAPS Redenção e 4 remoções para o Hospital do Campo Limpo.

Dentro do CAPS Redenção, unidade que começou a funcionar na sexta-feira com dois psiquiatras de plantão 24 horas, 46 pacientes foram atendidos e houve 26 internações voluntárias. Dezenove pacientes receberam medicação e um deles teve a família localizada e voltou para casa. O Samu criou um esquema de atendimento prioritário para a região da Luz.

Até domingo (28), houve 59 internações voluntárias apenas na rede municipal de saúde. Há, no total, 276 leitos psiquiátricos disponíveis em equipamentos de saúde do município e 3.327 vagas disponíveis do programa Recomeço, do Governo do Estado. São leitos de internação para desintoxicação e observação e comunidades terapêuticas.

Os equipamentos de saúde do programa Recomeço fizeram 424 atendimentos entre sexta-feira e domingo, com 36 pacientes encaminhados para internação ou tratamento. Desde a semana passada, 126 pessoas foram encaminhados para internação/tratamentos a partir do atendimento no Cratod.

Segurança

Onze viaturas da Guarda Civil Metropolitana (GCM) estão da região da Nova Luz na manhã desta segunda-feira, com 53 homens. Cinco câmeras foram instaladas e há quatro ônibus de vigilância para aumentar a segurança na área.

Leia também

Atuação na Luz tem 5 mil atendimentos, 600 profissionais e 2.445 acolhimentos