SMADS se reúne com redes e organizações para discutir atendimento socioassistencial



Foto:
 Wagner Origines/SMADS
Por SMADS


A manhã de sexta-feira (7) foi de planejamento e rica discussão no auditório da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). A secretária Sonia Francine reuniu-se com a Rede Nossa São Paulo e também com a Rede Social do Centro para discutir a qualificação dos serviços socioassistenciais.

Estiveram presentes, ainda, as coordenações da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, além de representantes dos Serviço Especializado de Abordagem Social às Pessoas em Situação de Rua (SEAS IV) e diversas organizações.

Dentre os assuntos, a secretária discutiu as possíveis mudanças necessárias do documento que regulamenta os programas sociais oferecidos para a população em situação de vulnerabilidade. “Atualmente, a portaria 46 tem uma descrição muito boa da atuação dos serviços conveniados, mas os indicadores de qualidade são vagos e ineficientes, o que prejudica as metas dos nossos projetos", afirma.

A Rede Nossa São Paulo e a Rede Social do Centro entregaram algumas propostas construídas coletivamente pelos Grupos de Trabalho (GTs) de Criança e Adolescente como:

- Atendimento aos quatro pontos da Carta Compromisso pelas Crianças
- Plano de redução de homicídios de adolescentes
- Redução de gravidez na adolescência
- Lugar para banho e alimentação para crianças da região central
- Balcão único de atendimento a demandas de infância e adolescência por diferentes órgãos municipais
- Capacitação dos conselheiros tutelares e demais demandas

A próxima reunião com os serviços conveniados, ONGs e instituições acontecerá no mês de maio.