SMADS participa do 1º Encontro da rede socioassistencial na Prefeitura Regional de São Miguel Paulista

Foto: Wagner Origens

Por Rose Balduino

A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Sonia Francine, participou no dia 16 de fevereiro de um encontro promovido pela Prefeitura Regional de São Miguel Paulista. A reunião foi coordenada pelo prefeito regional Edson Marques e contou com a presença de representantes das pastas de Saúde e Educação, coordenadoras de SAS, CRAS e CREAS, além de entidades conveniadas com a prefeitura e outras instituições que atuam na região.

Cerca de 300 pessoas debateram ideias, sugestões e desafios a serem conquistados para melhorias do fluxo no trabalho realizado por profissionais da rede socioassistencial. “O grande desafio de governar uma cidade é conciliar o que é urgente com o que é duradouro”, disse a secretária.

Entre os assuntos discutidos, foi ressaltado que assistência social é uma garantia de proteção a todas as pessoas, de qualquer idade ou condição econômica. Por isso há necessidade de trabalhar muito bem a proteção básica para que a necessidade da proteção especial – que as pessoas se encontram em situação de risco pessoal e social – seja cada vez menor.

O projeto Espaço Vida também ganhou destaque durante a conversa. A secretária explicou que será um novo formato dos antigos centros de acolhida que vai permitir aos conviventes participar de oficinas profissionalizantes e serem inseridos efetivamente no mercado de trabalho. Disse ainda que é necessário qualificar melhor a variedade de vagas oferecidas e também transformar os centros de acolhidas 16 horas em 24 horas. “É cruel pessoas terem que esperar até 16 horas para poder entrar ou não. Não podemos acostumar com isso”, explicou.

Sobre o projeto Trabalho Novo a secretária disse que um dos principais fatores é oferecer oportunidades de trabalho para as pessoas em situação de rua, sempre com atenção a esse novo trabalhador e ao empregador e que ambos precisam ser tratados com atenção especial. "O processo deve capacitar a empresa que está recebendo essas pessoas, o diretor de RH, os funcionários da recepção, segurança. Essa é a diferença. É reconhecer as dificuldades. Ser admitido já é complicado, ser admitido e permanecer no trabalho, mais ainda”, explica.

A comunicação entre todos os envolvidos será um ponto importante para o desenvolvimento dos trabalhos, pois onde há integração é muito diferente. “Precisamos fazer acontecer de verdade, que a rede socioassistencial realmente trabalhe em rede. Um acompanhamento próximo, verdadeiro, que não é só da assistência social, mas todos os ativos comunitários, todos os recursos do território”, conclui.

Para o prefeito regional de São Miguel Paulista, Edson Marques, a primeira parte da missão foi cumprida. “Vamos continuar nesta mobilização e a cada 90 dias estaremos aqui para fazer prestação de contas, para trazer ou avaliar novos programas, para fazer reivindicações, enfim, para caminharmos articulados”, declarou.