São Paulo apresenta o Plano Decenal de Assistência Social 2016-2026

Foto: Wagner Origenes

Construir uma proposta de futuro, participativa e territorializada para a política de assistência social na cidade de São Paulo que seja capaz de realizar a ultrapassagem da correção de equívocos existentes no presente, além de apontar um novo futuro que vá além do equilíbrio do presente. Com esse objetivo foi apresentado, na manhã da última terça-feira, na UNIBES Cultural, o Plano Decenal de Assistência Social da Cidade de São Paulo 2016-2026.

O evento contou com a participação da secretária Luciana Temer, da secretária-adjunta, Cristina Cordeiro, e da chefe de gabinete, Mariana Chiesa, que juntas com os cerca de 200 convidados acompanharam uma apresentação feita pela professora Aldaíza Sposati com os principais pontos tratados no plano.

Segundo a secretária, o plano retrata pontos fundamentais para consolidação de uma política pública, além de ser um marco, já que São Paulo é o primeiro município do Brasil a apresentar algo desse tipo. “Esse plano foi construído com enorme cuidado, muita participação e uma competência extrema de quem conhece a assistência social como ninguém, que é a professora Aldaíza”, disse.

O documento é baseado em três diretrizes fundamentais: Unidade, Universalidade e Alcance de Direitos Socioassistenciais. Essas diretrizes foram formuladas a partir da análise do SUAS que se tem em 2016 em São Paulo e as perspectivas alcançadas nas oitivas realizadas nas áreas regionais.

A versão digital do Plano Decenal de Assistência Social da Cidade de São Paulo pode ser acessada clicando aqui.

Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo

A SMADS também lançou no último dia 9, o Plano Decenal Municipal de Atendimento Socioeducativo, que tem como objetivo direcionar a política do Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo (SIMASE), previsto na lei federal nº 12594/12, e que tem como foco os adolescentes cumprindo medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente.

A versão digital do plano pode ser acessada clicando aqui.