Prefeitura amplia a rede de acolhimento com nova ILPI na Vila Mariana

Fotos: Wagner Origenes

Por Fernanda Baccaro

Ampliando a rede de atendimento aos idosos em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura de São Paulo, por meio da SMADS, inaugurou na manhã da última terça-feira (22), na região da Vila Mariana, a décima Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) do município.

Mantida por meio de parceria com a União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social (UNIBES), a instituição é destinada à moradia permanente ou temporária de 30 idosos com 60 anos ou mais com diferentes necessidades e graus de dependência. No local recebem atendimento qualificado de uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas socioeducacionais, entre outros.

A solenidade contou com a participação da secretária Luciana Temer, que acompanhada pela presidente da UNIBES, Célia Parnes, pôde conhecer a casa e acompanhar o atendimento feito pelos profissionais que atuam na casa diariamente, além de assistir a uma apresentação do coral formado por idosos atendidos pela organização em outros serviços.

“Novas ILPIs e Centros Dia [uma novidade da gestão do prefeito Fernando Haddad] foram abertos. Sabemos que ainda falta muito, mas os primeiros passos foram dados. Além disso, outra conquista muito grande foi a parceria inédita que conseguimos na ILPI do Canindé e que hoje conta com um atendimento híbrido [SMADS e Saúde]”, ressaltou a secretária.

A instituição funciona em uma unidade com características residenciais e estrutura física adequada, visando o desenvolvimento de relações mais próximas do ambiente familiar e a interação social.

O foco principal do serviço é restaurar a autonomia da pessoa idosa, restabelecendo vínculos familiares e sociais com a convivência comunitária entre os conviventes, além de incentivá-los a realizar diariamente atividades socioeducativas, como oficinas de pintura, corte e colagem.

As vagas na instituição são referenciadas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Vila Mariana, que fica na Rua Madre Cabrini, 99.