Projeto "Idoso no CRAS de Itaquera"

Foto: Wagner Origenes

Por Fernanda Baccaro

Com o objetivo de ampliar o conhecimento dos idosos em relação a Proteção Básica e aos seus direitos como cidadão, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Itaquera, a partir de uma observação de Sandra Kokura, estagiária de serviço social, em relação ao beneficio do passe livre interestadual, percebeu que havia uma necessidade de organizar melhor o fluxo dos pedidos das Carteirinhas dos Idosos e prezar por um maior convívio entre beneficiário e Proteção Básica.

Foi a partir desse entendimento que surgiu a ideia de criar o projeto "Idoso no CRAS de Itaquera". Onde reuniões são realizadas quinzenalmente com os idosos para explicar o que é estar na terceira idade, como é o processo de envelhecimento, esclarecer como funciona a legislação, o estatuto do idoso e discorrer sobre os serviços de Proteção Básica oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

"Nós já atendemos aqui no CRAS de Itaquera, desde de janeiro, mais de 200 idosos. E a cada três reuniões realizadas, um NCI (Núcleo de Convivência do Idoso) do território vem até nós. Assim eles trazem os beneficiários que foram encaminhados a eles, fazem uma apresentação cultural e mostram um pouco do trabalho deles. Esse projeto é muito importante, afinal, muitos já ouviram falar do estatuto do idoso, mas não conhecem e têm seus direitos violados cotidianamente", disse Sandra.

Esse projeto teve inicio em Janeiro de 2016 e não tem só por finalidade melhorar o andamento dos benefícios do idoso, mas também almeja a inserção destes no CRAS, garantindo que se inteirem sobre seus direitos através de reuniões socioeducativas e que possam ser encaminhados para o NCI ou para o SASF (Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio), ambos serviços de proteção social que tratam de situações de vulnerabilidade e risco pessoal e social.

Segundo Irene Martins de Carvalho, 82 anos, "é a primeira vez que venho até o CRAS. Achei o evento muito legal e muito importante para que nós, idosos, tenhamos conhecimento sobre os nossas garantias", disse.