VII Encontro de Trabalhadores Sociais de São Mateus

Foto: Wagner Origenes

Por Fernanda Baccaro

A fim de promover um espaço dinâmico, em que fosse possível representar todos os trabalhadores do distrito, a SAS São Mateus e os CRAS e CREAS locais, realizaram no último dia 30 de maio, no CEU Alto Alegre, o VII encontro de trabalhadores sociais da região de São Mateus.

O evento foi uma iniciativa dos trabalhadores da assistência social da região e teve como objetivo promover debates sobre questões do cotidiano profissional. Neste ano, a temática escolhida para o encontro foi “80 anos do Serviço Social no Brasil: desafios e trabalho profissional”, que contou com a participação da professora Dra. Damares Vicente, da supervisora de Assistência Social de São Mateus, Rosangela Medina, e das supervisoras técnicas da região Thamires Barbosa e Marcionilia Medeiros.

Em sua fala, a professora enfatizou a necessidade de ser realizada análise radical da realidade social a fim de subsidiar os conteúdos e significados do trabalho coletivo, ainda que nas determinações do modo de produção capitalista.

“É preciso que tenhamos um reconhecimento da classe trabalhadora para que possamos orientar o nosso trabalho em uma direção social de transformação, resistência, defesa da democracia e dos direitos humanos”, comentou Damares.

O evento reuniu cerca de 150 pessoas e contou com apresentações da oficina de dança e percussão do Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) 9 de Julho; com apresentação da oficina de teatro do Centro para Juventude (CJ) São Francisco e com lembranças produzidas pelo CCA Carlos Marighela.

Além disso, foram oferecidos lanches confeccionados pelo setor de panificação do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos (CEDESP) Tabor.