Prefeito de Amsterdã faz visita inédita à tenda do De Braços Abertos

Delegação da ONG Open Society Foundations, do magnata norte-americano George Soros, também esteve no local. Intercâmbio mostra sucesso internacional do programa municipal

Foto: Guty/Secretaria Municipal de Segurança Urbana

O prefeito de Amsterdã, capital da Holanda e uma das mais importantes cidades do mundo, Eberhard Edzard van der Laan, visitou na manhã de segunda-feira (20 de junho) a tenda do De Braços Abertos, na Região da Luz. No local, porta de entrada do programa, os beneficiários têm acesso a banho quente, lavanderia, atividades culturais e artísticas, além de assistência social e de saúde. O prefeito de Amsterdã estava acompanhado do secretário municipal de Segurança Urbana e coordenador do De Braços Abertos, Benedito Mariano, e do cônsul-geral da Holanda em São Paulo, Cor Van Honk.

Na mesma manhã, uma comitiva da ONG Open Society Foundations, do magnata norte-americano George Soros e com base em Nova Iorque, também visitou a tenda do De Braços Abertos. A entidade internacional trabalha com políticas que promovem a prática de inclusão social, direitos humanos e justiça. Pesquisa patrocinada pela Open Society Foundantions divulgada este mês mostra que 66% dos beneficiados pelo programa diminuíram ou interromperam o consumo de crack.

Segundo o prefeito de Amsterdã, o De Braços Abertos está no caminho certo. A ação, de caráter não repressivo, foi implantada pela gestão do prefeito Fernando Haddad em janeiro de 2014 e oferece ao usuário de crack trabalho, moradia e três refeições ao dia. “Tínhamos em Amsterdã um problema semelhante que demoramos 20 anos para solucionar. Toda longa jornada começa com o primeiro passo. Para o sucesso da ação é preciso conexão entre os atendidos e os agentes envolvidos”, disse o prefeito. Amsterdã é conhecida mundialmente pela tolerância com o usuário de drogas.

Pouco antes de visitar a tenda, Eberhard Laan e sua comitiva estiveram no Comando Geral da Guarda Civil Metropolitana, onde foram recebidos por Mariano e pelo comandante geral da corporação, Gilson Menezes. Na sede da GCM, Mariano explicou ao prefeito de Amsterdã os preceitos do De Braços Abertos.
Para o secretário, é muito importante que o mundo tome conhecimento dos avanços obtidos pelo programa. “É uma troca de experiência. No início do mês estivemos no Canadá, onde aprendemos bastante. Em maio recebemos uma comitiva de prefeitos chilenos. O sucesso do De Braços Abertos está sendo reconhecido mundo afora”, afirmou Mariano.

Fonte: Secretaria Municipal de Segurança Urbana