Secretários visitam Tenda do De Braços Abertos na Cracolândia

Foto: Wagner Origenes

Por Fernando Bassoli Bonadirman

Para acompanhar de perto o atendimento feito pelos técnicos da Assistência Social, Saúde e Trabalho na região da Luz, os secretários municipais Luciana Temer, Benedito Mariano (Segurança), Artur Henrique (Trabalho) e Alexandre Padilha (Saúde) visitaram, na manhã de ontem (9), a Tenda do De Braços Abertos, na Rua Helvétia, 64.

O espaço está de cara nova após algumas readequações para melhor atender os dependentes químicos e moradores em situação de rua da região. Agora a estrutura da tenda é de metal e há uma área especifica para oficinas. Outra novidade é que os conviventes que frequentam a Tenda diariamente podem tomar banho no local, lavar suas roupas e têm a disposição diversos bebedouros com água filtrada.

Na tenda, além de receber o atendimento qualificado dos técnicos da prefeitura buscando a reinserção familiar ou o encaminhamento para outros serviços da rede pública, os conviventes também participam de diversas oficinas como horta urbana, fanzine, pintura em azulejo, dança, entre outras.

Desde março, o espaço também conta com um posto de atendimento do SMADS-Desaparecidos. Lá, os conviventes que perderam o contato com a família e desejam o reencontro recebem o auxílio nessa busca. Familiares também podem procurar o posto para localização de um ente desaparecido. O posto já registrou 141 solicitações que resultaram em localizações familiares, reencontros, reaproximações e retornos ao lar.

Sobre o programa De Braços Abertos

O programa oferece a dependentes químicos moradia em hotéis, oportunidade em frentes de trabalho e renda, além de alimentação e capacitação. Dos mais de 450 beneficiários, 84,66% estão em tratamento de saúde e 72,75% estão trabalhando. Outro dado importante é que 52,52% dos beneficiários recuperaram o contato com a família, condição importante para a reinserção social do dependente químico. A atuação da Prefeitura também gerou a queda de 1.500 para 300 frequentadores na região conhecida como Cracolândia.