Profissionais de CCAs da Vila Prudente participam de capacitação

Foto: Wagner Origenes

Por Denise Kanda

A manhã fria da última segunda-feira (2) trouxe muito aprendizado aos educadores dos Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs) da região da Vila Prudente, que contaram com palestra e dinâmicas ministradas pelo educador físico, Sérgio Carvalhal, pós-graduado na área há mais de vinte anos.

Cerca de 30 profissionais participaram da atividade, que visou incentivar a importância dos jogos em equipe e como o responsável deve se comportar perante perdas e vitórias dos conviventes. Além disso, Sérgio ressaltou que pedir um feedback é essencial para estabelecer um ambiente agradável e de confiança entre todos.

Fim de palestra. Casacos nas cadeiras. Roda. Os jogos circulares são chamados de “quebra-gelo”, pois visam trabalhar com a socialização da criança, além de permitir que elas também escolham dinâmicas novas e tomar para elas todas as atividades desenvolvidas pelo meio, o educador ainda afirma que a criança/adolescente ter o poder de escolha ajuda muito na sua construção de liderança.

A roda também trouxe aos educadores brincadeiras capazes de estimular o raciocínio, concentração, paciência e, por fim, a cooperação entre semelhantes.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, 18 de maio, terá um evento especial no Parque Ibirapuera que contará com Jogos Cooperativos, a partir das 10h.