SMADS forma 70 agentes do Curso de Formação em Economia Solidária

Foto: Wagner Origenes

Por Fernanda Lobato e Victoria Mansoura

A SMADS, em parceria com a Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (UNISOL), promoveu na última terça-feira (12), no Centro POP Mooca, a formatura de 70 agentes multiplicadores do Curso de Formação em Economia Solidária do Projeto Ações Integradas de Economia Solidária – População em Situação de Rua.

Segundo a secretária Luciana Temer, a prefeitura vem buscando novos caminhos nas questões relacionadas ao atendimento da população em situação de rua. “A responsabilidade de vocês é conhecer para repassar para as pessoas o que é economia solidária. A partir disso outras responsabilidades serão assumidas. A prefeitura de São Paulo está tentando novos caminhos, principalmente para a população em situação de rua. Tenho fé que sempre aparecerão pessoas capacitadas para ajudar no trabalho”, finalizou.

O projeto foi realizado inicialmente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos distritos da Sé, Vila Maria e Mooca, visando capacitar orientadores socioeducativos, psicólogos e pedagogos para prestarem serviços voltados aos moradores em situação de rua e conviventes dos Núcleos de Convivência, Centros de Acolhida e Centros de Acolhida Especiais.

“Na organização que eu trabalho desenvolvi uma oficina para os conviventes voltada para economia solidária. Eles trabalharam em formato de cooperativa e produziram um tapete feito de resíduos têxteis. Esse é um produto de baixo custo e de fácil assimilação. Foi uma atividade para obter lucro, independente de estar acolhido ou não”, ressalta Márcia Aguiar, psicóloga do Centro de Acolhida Samaritanos.

A próxima etapa será a implantação do projeto. Serão convidados cerca de 460 conviventes dos serviços da rede para participarem de oficinas de artesanato e culinária e em seguida serão formadas quatro cooperativas de trabalho.

“Muitos dos moradores em situação de rua têm sonhos e grande potencial. Nosso objetivo é mostrar que esses sonhos podem ser realizados”, destacou Simone Moreira, supervisora de Assistência Social da Mooca.