Prefeito visita Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes

Texto: Maria Tereza

O prefeito Fernando Haddad visitou na manhã da última terça-feira (11), o Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes (CRAI), iniciativa pioneira da Prefeitura de São Paulo por meio das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos e Cidadania.

Em funcionamento desde agosto de 2014, o centro de acolhida abriga hoje cerca de 100 pessoas, com espaços para homens, mulheres e famílias com crianças.

Segundo o prefeito Fernando Haddad, o poder público e os parceiros devem se adequar, diversificando as formas de acolhimento para atender um público que não se molda, e que escolheu São Paulo para viver. “Nós estamos mostrando em todas as áreas de atuação da prefeitura que é possível fazer diferente. Às vezes as pessoas veem a assistência social como uma área tão tradicional que não permite inovação, o que a secretária Luciana Temer e o secretário Rogério Sotilli, juntamente com as suas equipes estão mostrando, é que é possível inovar sim!”

A visita marcou a abertura da área de referência do CRAI, que oferece atendimento especializado aos imigrantes com serviços como agendamento para atendimento na Polícia Federal, intermediação para trabalho e informações sobre regularização migratória, documentação, cursos de qualificação e de português, orientação jurídica, realizada por profissionais especializados na questão migratória, apoio psicológico, entre outros.