Praça das Artes recebe exposição com histórias de superação da pobreza

Texto: Fernando Bassoli Bonadirman

Os Correios, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Prefeitura de São Paulo e da Caixa Econômica Federal promove até o dia 29 de novembro, na Praça da Artes, localizada na Avenida São João, 281 – Centro, a exposição Os Filhos Deste Solo: olhares sobre o povo brasileiro.

A mostra traz o olhar autoral de cinco artistas (os fotógrafos Edu Simões e Marcelo Curia, a artista visual Rochelle Costi, o músico Dani Roland e o cineasta Felipe Diniz) por meio de painéis e projeções fotográficas, documentos, vídeos, depoimentos, infográficos, trilha sonora original e instalação artística que mostram os impactos positivos das novas políticas públicas na vida dos brasileiros. Tendo como ponto principal histórias de mulheres de Sergipe, Pará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, beneficiárias do Programa Bolsa Família que, em diferentes estágios, estão superando a situação de pobreza.

O município é representando na exposição com a beneficiária Iolanda Aparecida da Silva, acompanhada pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Freguesia do Ó.

Segundo a coordenadora do CRAS Freguesia do Ó, Sandra Regina Mendes de Paula Falleiros, a munícipe é acompanhada pelo CRAS desde 2008, quando procurou o serviço declarando ser dependente química, mas só pode ser incluída no Bolsa Família em 2011 devido a inconstância em estabelecer domicílio, já que passava a maior parte do seu tempo em situação de rua. “Realizamos várias tentativas para que ela abandonasse o vício e saísse da condição de moradora em situação de rua, além de recuperar a guarda de um de seus filhos. Ela continua sendo acompanhada pelo CRAS, atualmente está cuidando de seus cinco filhos, organizou-se buscando um emprego fixo e fixando residência, o que acabou possibilitando o retorno da guarda de sua filha”, finalizou.

A exposição foi lançada em outubro de 2013, dentro das comemorações dos dez anos do programa Bolsa Família. Agora, a mostra começa a fazer sua itinerância pelo país, que contará ainda com exibição em Fortaleza (CE).

Serviço
Exposição Os Filhos Deste Solo: olhares sobre o povo brasileiro
Data:
de 7 a 29 de novembro, de segunda a sábado, das 16h às 21h
Local:
Praça das Artes
Endereço:
Avenida São João, 281 – Centro
Entrada Franca