SMADS participa do II Encontro de Trocas de Tecnologias Sociais

Texto: Beatrix Bortolai

 No dia 25 de setembro, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), participou do II Encontro de Trocas de Tecnologias Sociais, com o tema: “Juventude em vulnerabilidade: Rede de oportunidades e projetos de vida”. O evento teve como objetivo debater a relação das políticas públicas com as redes de proteção social e comunitárias, além do atendimento a jovens e adolescentes.

O encontro realizado pelo Instituto Sou da Paz, em parceria com a Rede Globo, UNESCO e a Prefeitura de São Paulo (PMSP), ocorreu no Consulado Geral Britânico. A mesa de abertura contou com a participação da secretária de Assistência Social, Luciana Temer, do diretor executivo do Instituto Sou da Paz, Ivan Marques, da diretora de Responsabilidade Social da Globo, Beatriz Azeredo, e da oficial de projetos do setor de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO no Brasil, Rosana Pereira.

A secretária Luciana Temer também participou da mesa conceitual, onde ocorreram discussões e foram respondidas perguntas feitas pelo público, com a presença da fundadora da Coalizão de Prevenção da Violência de Los Angeles, Billie Weiss, e o Assessor da Presidência da Fundação Casa, Adilson Fernandes de Souza.

Segundo a secretária, mais de cinco mil meninos e meninas estão em medidas socioeducativas na capital, e muitas vezes são contempladoras de uma violência da qual são vítimas. “Nunca vi a violência como uma doença, mas como um sintoma da doença da desestruturação social. Na SMADS estamos em andamento com algumas parcerias muito importantes com meninos em medidas socioeducativas, e vamos ter frutos importantes para o ano que vem”, concluiu.

O debate foi mediado pelos jornalistas Bruno Paes Manso e Caco Barcellos, e seguiu no dia 26 com salas de trocas de experiências metodológicas de atendimentos a adolescentes e jovens que já passaram por medidas socioeducativas.