A convite do MDS, representantes da SMADS vão ao México compartilhar experiências para a redução da miséria

Texto: Rafael Gaspar

Entre os dias 24 e 28 de março, os quatro vencedores do Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social - Edição Especial: Bolsa Família 10 Anos - foram conhecer as boas práticas realizadas pelo México no combate às desigualdades sociais.

O prêmio, uma realização do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), foi criado em 2009 com o objetivo de identificar e divulgar práticas bem sucedidas e inovadoras de gestão. Ele foi entregue pela ministra Tereza Campello, em dezembro passado, em Brasília, para iniciativas do governo da Bahia e das prefeituras municípios de Farias Brito (CE), João Pessoa (PB) e São Paulo (SP).

A SMADS recebeu seu prêmio com o tema sobre a prática de inclusão social produtiva de pessoas em situação de rua via PRONATEC.

O México foi escolhido por ter instituído o Programa Oportunidades, programa similar ao Bolsa Família. Lá, as duas representantes da SMADS, Isabel Bueno e Maria Rita Gomes de Freitas, participaram de grupos de trabalho e reuniões, além de visitas técnicas aos municípios de Tlalnepantla e Ecatepec. Além disso, foram apresentadas a proposta e a metodologia da Cruzada Nacional Contra a Fome. Lançada no início de 2013, a iniciativa se propõe a atender grande parcela da população que ainda vive em situação de pobreza.