Espaço de Convivência Barra Funda disputa final de torneio de futsal

Texto: Fernando Bassoli Bonadirman

A manhã do próximo domingo (23) promete ser especial para nove moradores em situação de rua que frequentam e participam das atividades promovidas pelo Espaço de Convivência Barra Funda. Neste dia, eles disputam a final a Torneio Relâmpago de futsal promovido pela VIMART, entidade ligada à comunidade boliviana em São Paulo. A partida acontecerá a partir das 9h30, na quadra poliesportiva do Complexo Prates, que fica na rua Prates, 1.101 – Bom Retiro.

Buscando promover a integração das comunidades latino-americanas, a competição também contou com a participação de um time formado por conviventes do Complexo Prates e reuniu 12 equipes formadas por jogadores bolivianos, paraguaios e brasileiros.

Para o educador dos atletas da Barra Funda, Adriano de Camargo, essas atividades fazem com que os moradores em situação de rua se reconheçam como pessoas iguais as outras e assim elevar a sua autoestima. “Utilizo o futebol para me aproximar e ganhar a confiança deles. Desta forma, descubro quais são as necessidades de cada um e providencio os encaminhamentos para a rede socioassistencial”, disse.

Segundo Adriano, o time foi montado através de avaliações feitas nas oficinas de futebol promovidas por ele nos Espaços de Convivência Barra Funda e Bela Vista.

Após a partida, os nove jogadores que fazem parte do time participarão de um almoço de confraternização com os trabalhadores da Assistência Social.