Coordenação de Pronto Atendimento Social

A Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS) é uma unidade pública de assistência permanente à população em vulnerabilidade social atingida por situações de emergência e de calamidade pública na cidade, centralizando as informações e tomando as medidas necessárias para atendimento imediato às vítimas. Além disso, é responsável pelas solicitações de atendimento a pessoas em situação de rua e também pela central de vagas de acolhimento para adultos, crianças e adolescentes.

Seu funcionamento é 24 horas, de segunda a segunda, mantendo equipes de plantonistas durante todo o período de atendimento em todas as regiões de São Paulo. Com abrangência municipal, a CPAS possui as seguintes modalidades de serviços prestados:

1. Serviço de Proteção e Atendimento a Situações de Calamidades Públicas e Emergências

Após notificação da Defesa Civil Municipal, a CPAS atua no apoio e proteção à população atingida por situações de emergência e calamidade pública (incêndios, desabamentos, destelhamentos, deslizamentos, alagamentos em períodos de chuvas e frentes frias), com atenções e provisões materiais (colchões, cobertores, kit higiene, cestas básicas) conforme as necessidades detectadas. A unidade assegura a realização de articulações e a participação em ações conjuntas de todos os setores para a minimização dos danos ocasionados.

  • Atende: Indivíduos e famílias atingidos por situações de emergência e calamidade pública que tiveram perdas parciais ou totais de moradia, objetos ou utensílios pessoais, e se encontram temporária ou definitivamente desabrigados.
  • Objetivo: Oferecer apoio e atendimento conforme necessidades detectadas à população atingida por situações de emergência.
  • Funcionamento: Atendimento de segunda a segunda, 24 horas por dia.
  • Forma de acesso ao serviço: Por notificação da Defesa Civil e demais órgãos da administração pública municipal.


2. Serviço de Atendimento da Central Telefônica 156 , SAC e por Aplicativo – APP - 156

Os munícipes, órgãos governamentais e não governamentais também podem ajudar as pessoas em situação de rua solicitando os serviços de abordagem para a Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS), que funcionam 24 horas por dia, por meio da central telefônica 156, SAC e pelo APP 156.

A unidade recebe as solicitações , promove o encaminhamento para os SEAS dos territórios no período de 8h até as 20h30 e , posteriormente insere a finalização da solicitação no sistema , para que o solicitante tenha ciência dos encaminhamentos realizados .

Após as 20h30 a CPAS atende diretamente estas solicitações até as 8h , através do Serviço Especializado de Abordagem Social às Pessoas em Situação de Rua (SEAS 3), conveniado com a secretaria e supervisionado diretamente por ela.

  • Atende: Munícipes, órgãos governamentais e não governamentais;
  • Objetivo: Oferecer atendimento permanente às solicitações de munícipes, órgãos governamentais e não governamentais.
  • Funcionamento: Atendimento de segunda a segunda, 24 horas por dia.
  • Forma de acesso ao serviço: Pela central telefônica 156, SAC e pelo Aplicativo do serviço municipal 156.


3. Central de Vagas para Acolhimento Institucional

A CPAS gerencia as diversas solicitações de vagas para adultos, crianças e adolescentes em situação de rua, direcionando-os à rede socioassistencial e demais políticas públicas, de acordo com fluxos estabelecidos pelas normatizações vigentes.

  • Atende: Adultos, crianças e adolescentes em situação de rua.
  • Objetivo: Monitorar as vagas por meio do Sistema de Informação do Atendimento ao Usuário (SISA) e agilizar o acolhimento de adultos, crianças e adolescentes em situação de rua.
  • Funcionamento: Atendimento de segunda a segunda, 24 horas por dia.
  • Forma de acesso ao serviço: Por meio da central de vagas da CPAS, que somente a rede da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social , poder judiciário, Conselho Tutelar tem acesso.


Contato: smadscpas@prefeitura.sp.gov.br