Coordenadoria de Atendimento Permanente e de Emergência (CAPE)

Atualizado em setembro de 2017

A Coordenadoria de Atendimento Permanente e de Emergência (CAPE) é uma unidade pública de assistência permanente à população em vulnerabilidade social atingida por situações de emergência e de calamidade pública na cidade, centralizando as informações e tomando as medidas necessárias.

Além disso, é responsável pelas solicitações de atendimento a pessoas em situação de rua e também pela central de vagas de acolhimento para adultos, crianças e adolescentes.

Seu funcionamento é 24 horas, de segunda a segunda, mantendo equipes de plantonistas durante todo o período de atendimento em todas as regiões de São Paulo.

Com abrangência municipal, a CAPE possui modalidades de serviços prestados:
 




1. Serviço de Proteção e Atendimento a Situações de Calamidades Públicas e Emergências

Após notificação da Defesa Civil Municipal, a CAPE atua no apoio e proteção à população atingida por situações de emergência e calamidade pública (incêndios, desabamentos, destelhamentos, deslizamentos, alagamentos em períodos de chuvas e frentes frias), com atenções e provisões materiais (colchões, cobertores, kit higiene, cestas básicas) conforme as necessidades detectadas.
A unidade assegura a realização de articulações e a participação em ações conjuntas de todos os setores para a minimização dos danos ocasionados.

Atende: Indivíduos e famílias atingidos por situações de emergência e calamidade pública que tiveram perdas parciais ou totais de moradia, objetos ou utensílios pessoais, e se encontram temporária ou definitivamente desabrigados.

Objetivo: Oferecer apoio e atendimento conforme necessidades detectadas à população atingida por situações de emergência.

Funcionamento: Atendimento de segunda a segunda, 24 horas por dia.

Forma de acesso ao serviço: Por notificação da Defesa Civil e demais órgãos da administração pública municipal.
 

2. Serviço de Atendimento Telefônico e por Aplicativo 156

Os munícipes, órgãos governamentais e não governamentais também podem ajudar as pessoas em situação de rua solicitando os serviços da Central de Atendimento Permanente e de Emergência (CAPE), que funcionam 24 horas por dia e podem ser acionadas pela central telefônica 156 e pelo APP 156.

A unidade responde essas solicitações com posterior retorno ao solicitante dos encaminhamentos realizados. Além de elas serem redirecionadas aos Serviços Especializados de Abordagem Social (SEAS) às Pessoas em Situação de Rua, conveniados com a secretaria, no qual deverão executar o atendimento e proceder a devolutiva à CAPE.

Atende: Munícipes, órgãos governamentais e não governamentais;

Objetivo: Oferecer atendimento permanente às solicitações de munícipes, órgãos governamentais e não governamentais.

Funcionamento: Atendimento de segunda a segunda, 24 horas por dia.

Forma de acesso ao serviço: Pela central telefônica e aplicativo do serviço municipal 156.
 

3. Central de Vagas para Acolhimento Institucional

A CAPE gerencia as diversas solicitações de vagas para adultos, crianças e adolescentes em situação de rua, direcionando-os à rede socioassistencial e demais políticas públicas, de acordo com fluxos estabelecidos pelas normatizações vigentes.

Atende: Adultos, crianças e adolescentes em situação de rua.

Objetivo: Monitorar as vagas por meio do Sistema de Informação do Atendimento ao Usuário (SISA) e agilizar o acolhimento de adultos, crianças e adolescentes em situação de rua.

Funcionamento: Atendimento de segunda a segunda, 24 horas por dia.

Forma de acesso ao serviço:
Por meio da central telefônica da CAPE, que somente a rede da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social tem acesso.