Perguntas Frequentes

Respostas às perguntas mais frequentes

Veja abaixo as respostas a perguntas frequentes relacionadas com o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. 

Você também pode consultar a base de pedidos respondidos pelo Sistema Eletrônico de Informações (e-sic).

 
O que é o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)?

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é um serviço público responsável pela oferta de serviços, programas, benefícios e projetos sociais.

O CRAS atende famílias e indivíduos na comunidade e oferta serviços voltados a crianças, adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiência. O principal serviço do CRAS é o trabalho social com famílias para fortalecer seus vínculos, promover o acesso a direitos e à melhoria de sua qualidade de vida.

Na cidade de São Paulo, existem 54 CRAS, onde as famílias podem solicitar inclusão em serviços da rede da assistência social como:

- Centro da Criança e do Adolescente (CCA);
- Centro para a Juventude (CJ);
- Núcleo de Convivência do Idoso (NCI);
- Centro de Convivência Intergeracional (CCInter);
- Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio (SASF).
Os CRAS também realizam entrevistas para cadastro no CadÚnico mediante agendamen-to. Para saber mais, clique aqui.

Onde encontro os endereços dos CRAS?

Acesse a página para lista e endereços dos CRAS.

O que é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)?

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pú-blica que organiza serviços de assistência social voltados a famílias ou pessoas vivendo situações de violência, violação de direitos ou risco à vida.

Os CREAS atendem famílias e indivíduos moradores da cidade de São Paulo que preci-sem de apoio da assistência social devido a situações de violação de direitos, como:

- Violência (física, psicológica, sexual etc.);
- Abandono familiar;
- Trabalho infantil;
- Negligência;
- Situação de rua (quando não houver Centro Pop na região).

O CREAS também acompanha pessoas em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto.

Além de realizar atendimento direto, o CREAS coordena a rede de serviços da assistência social em seu território e atua de forma articulada com instituições como o Poder Judiciá-rio, o Ministério Público, a Defensoria Pública, o Conselho Tutelar e outras instituições de defesa de direitos.

Onde encontro os endereços dos CREAS?

Acesse a página para lista e endereços dos CREAS.

O que é o Centro Pop?

O Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua - Centro Pop é uma unidade pública voltada para o atendimento da assistência social à população em si-tuação de rua. O Centro Pop realiza atendimentos individuais e coletivos, oficinas e ativi-dades de convívio e socialização.

Como solicitar atendimento a uma pessoa em situação de rua (adulto, criança ou adolescente)?
Munícipes e órgãos públicos poderão solicitar uma abordagem social por um dos canais SP156 da Prefeitura de São Paulo (portal, aplicativo ou central telefônica 156).

O que é uma abordagem social?

É uma ação da Assistência Social para localizar e atender, em logradouros públicos, pes-soas em situação de rua. Durante as abordagens, são oferecidos escuta, acolhida e en-caminhamentos a serviços.

Como proceder ao encontrar uma criança ou adolescente em situação de trabalho infantil?

Solicitar atendimento social por um dos canais SP156 da Prefeitura de São Paulo (portal, aplicativo ou central telefônica 156). Para mais informações sobre como contribuir para a erradicação do trabalho infantil na cidade de São Paulo, acesse http://www.prefeitura.sp.gov.br/protejaofuturo.

O que é o Cadastro Único?

É o cadastro que identifica famílias para participar de programas sociais dos governos fe-deral, estadual e municipal, desde que atendam aos critérios de cada programa. O cadas-tro é voltado a famílias que atendam um dos seguintes requisitos:

- Renda mensal igual ou inferior a ½ salário-mínimo por pessoa; ou
- Renda familiar mensal de até três salários-mínimos.

Como faço para me cadastrar ou atualizar meu cadastro no CadÚnico?

Agende uma entrevista social em um CRAS ou unidade do Descomplica SP. Para mais detalhes, clique aqui.

O que é o Programa Bolsa Família?

É um programa de transferência de renda do Governo Federal que beneficia famílias com renda mensal de até R$ 218,00 por pessoa.

Como faço para ser beneficiário do Programa Bolsa Família?

A família precisa estar cadastrada no Cadastro Único, ter renda mensal por pessoa de até R$218 e aguardar a concessão do benefício pelo Governo Federal. Caso esteja com o cadastro desatualizado há mais de dois anos ou não tenha cadastro, agende uma entrevis-ta social em um CRAS ou unidade do Descomplica SP. Para mais detalhes, clique aqui.

Depois que fiz o cadastro, quanto tempo demoro para receber o benefício do Programa Bolsa Família?

Não existe um prazo definido. Caso seja contemplada a família receberá carta com a in-formação, mas também pode acompanhar através da central 156, ou no (app) aplicativo Bolsa Família.

Quais critérios para ingressar e se manter no Programa Renda Mínima?

A família tem que residir no município de São Paulo há pelo menos 2 anos. É preciso comprovar renda mensal por pessoa (per capita) igual ou inferior a R$ 175,00 e ter filhos ou dependentes com idade inferior a 16 anos. Os filhos devem estar matriculados na es-cola e com frequência de 85%. A(s) criança(s) deve estudar em escola pública ou particu-lar com 100% de bolsa. As crianças de até 7 anos devem estar com a carteira de vacina-ção atualizada.

Quais os valores pagos no Programa Renda Mínima?

O valor do benefício é calculado com base no número de crianças e/ ou dependentes que compõem a família.

O valor concedido pelo programa será de:

- R$ 140,00 para famílias que têm apenas um filho ou dependente;
- R$170,00 para famílias com dois filhos ou dependentes, e
- R$ 200,00 para as famílias com três ou mais filhos ou dependentes.

Deste valor serão descontados os valores recebidos de outros benefícios pagos pelo Go-verno Federal e/ou Governo Estadual. O valor mínimo a ser pago pelo Programa Renda Mínima, após os descontos dos demais programas de transferência de renda, será de R$ 28,00.

Houve alteração no valor do meu Renda Mínima, por qual motivo?

O valor do benefício poderá ser alterado:

1) Toda vez que houver alteração na legislação;
2) Após a revisão cadastral;
3) Se houver alteração na composição familiar;
4) Se a família receber também os programas Renda Cidadã e/ou Bolsa Família, terá os descontos desses programas no valor recebido do Renda Mínima.
5) Recebimento de outros benefícios de instituições não-governamentais.

Por quanto tempo é pago o Programa Renda Mínima?

O benefício constitui apoio financeiro temporário e será concedido pelo prazo de até 24 meses, prorrogáveis mediante avaliação da coordenação do Programa.

Mudei de município, continuo recebendo o benefício do Programa Renda Mínima?

Não, como o Programa Renda Mínima é um programa municipal é pago somente para as famílias que moram no município de São Paulo.