Prefeitura de São Paulo recebe a “Partnership Opportunity Delegation (POD)” delegação de empresas americanas na busca de parcerias

Estreitamento dos laços entre autoridades brasileiras e representantes do setor público e privado dos Estados Unidos, voltados para o desenvolvimento de comunidades digitalmente inclusivas, foi o foco da missão

Uma delegação de representantes de empresas e do governo americano se reuniu na manhã desta quarta-feira, 25, na sede da Prefeitura de São Paulo, com integrantes da gestão municipal, com o objetivo de conhecer as ações da capital paulista no desenvolvimento de empresas e serviços e como ela é feita na promoção de negócios na cidade.

O evento, que teve a participação da secretária de Gestão, Marcela Arruda e do secretário em exercício Humberto de Alencar, da pasta de Inovação e Tecnologia, contou ainda com a presença de Armando Júnior, secretário adjunto SMDET que receberam Dorothy McAuliffe, representante especial para Parcerias Globais do Departamento de Estado dos Estados Unidos; Jonathan Austin, cônsul-geral adjunto do Consulado-Geral dos Estados Unidos; e John Marshall Klein, do gabinete de Política Digital e Ciberespaço.

O grupo que viaja pelo mundo em busca de informação e parcerias pode conhecer as ultimas ações da atual administração Municipal, trocar experiências e abrir novas possibilidades.

Nas boas-vindas ao grupo, a secretária Marcela Arruda destacou as qualidades da capital paulista, que atrai investidores de dentro e de fora do País. “São Paulo é uma terra de boas oportunidades de investimento para brasileiros e estrangeiros. Somente no período de 2021 a 2023, 43 mil empresas mudaram de outros Estados para nossa cidade”, enfatizou. Na mesma direção, o secretário Armando Júnior lembrou que São Paulo hoje é a capital da tecnologia no Brasil. “De cada cinco empregos de tecnologia do País, um está na cidade de São Paulo. Investimos hoje em tecnologia nos mesmos níveis dos principais países do mundo”, completou.

Na sua vez, Dorothy McAuliffe, ex-primeira-dama do Estado da Virgínia e chefe da delegação, ressaltou que o governo dos Estados Unidos busca sempre melhorar as parcerias, buscando trabalhar objetivos em comum, como a mudança climática, a educação e o desenvolvimento de força de trabalho. “Nós queremos a prosperidade em casa e também em outros países, pois assim o mundo será mais pacífico e mais próspero”, acrescentou.

No evento, Humberto de Alencar aproveitou para anunciar que a Capital será a anfitriã de dois importantes eventos relacionados a tecnologia e inovação em maio e junho de 2024. Um será sobre cidades inteligentes e outro é sobre gamificação, realidade virtual e outras tecnologias associadas. Além disso, enalteceu o papel da SP Negócios. “Nós temos uma combinação bastante única de capacidades e a SP Negócios trabalha para trazer empresas para cá, mostrando os desafios que elas enfrentarão, mas também as oportunidades que elas terão”, disse. Ao final do encontro, que durou cerca de uma hora, os representantes americanos e paulistanos ainda responderam às perguntas dos presentes.