Humanização na assistência hospitalar é tema de palestra

O encontro abriu o Ciclo de Palestras de Promoção à Saúde de 2015.

A Divisão de Promoção à Saúde do Departamento de Saúde do Servidor - DESS, da Coordenadoria de Gestão de Pessoas - COGEP, vinculada à Secretaria Municipal de Gestão - SMG, promoveu no dia 17 de março, no auditório da Biblioteca Mário de Andrade, a palestra "Humanização da Assistência Hospitalar no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP", com a Dra. Izabel Cristina Rios, médica e doutora em Ciências, coordenadora da Rede Humaniza FMUSP-HC e do Núcleo Técnico e Científico de Humanização.

Dra. Isabel compartilhou com os servidores municipais presentes as ações desenvolvidas pela Rede Humaniza, que tem mais de 300 pessoas trabalhando com humanização em todos os institutos do HC, por meio dos Grupos de Trabalho de Humanização, além dos parceiros e voluntários.

Segundo a coordenadora, a humanização é menos o que você faz e mais como isso é feito. "É um conceito que envolve valores como respeito, responsabilidade e acolhimento como uma proposta metodológica de participação, diálogo, criação de espaços de inclusão e habilidades comunicacionais", afirma.

Foram abordados na palestra os vários programas, projetos e ações implementados na Instituição, o planejamento estratégico, indicadores de resultados e a gestão que, segundo Dra. Isabel, é o eixo das ações de trabalho. "Criamos ferramentas para a Gestão da Humanização, conversamos com as áreas para levantar as ações realizadas e as necessidades e fazemos o monitoramento dos indicadores de humanização a cada quatro meses. Cada local tem características próprias. É um processo cuidadoso, pois temos que cuidar de todos os envolvidos. Estamos numa construção do fazer".

Os instrumentos utilizados para reconhecer e mapear os problemas nas diversas unidades do Hospital são a Ouvidoria, pesquisas de satisfação e de clima institucional e, também, a escuta ativa dos trabalhadores e usuários.

"A humanização é feita com metodologia, com tecnologia, mas também com o olhar, por meio do acolhimento do paciente, que é muito importante. Daí a importância da equipe da porta. A humanização é uma parte do fazer que leva a boas práticas e a bons resultados", conclui a palestrante.

Rede Humaniza FMUSP-HC

Os principais objetivos da Rede Humaniza FMUSP-HC, organizada em 2010, são desenvolver e fortalecer a cultura da humanização, fazer diagnósticos de situação e propor iniciativas, desenvolver assistência que reforce a qualidade do cuidado dos pontos de vista técnico e ético, valorizar o profissional da saúde e estimular a educação permanente, contribuir para a melhoria das relações de trabalho e da gestão e desenvolver indicadores de resultados. A Rede é formada pelo Núcleo Técnico e Científico de Humanização, que assessora a Administração Superior da Instituição e empreende políticas para a humanização na assistência e no ensino, em benefício de usuários, estudantes e profissionais da saúde e do ensino.

 

Miriam Boffo
Departamento de Saúde do Servidor
COGEP - SEMPLA