Departamento de Saúde do Servidor promove Curso de Formação de Cipeiros

O curso conta com palestras de profissionais do DESS relacionadas à prevenção de acidentes e à melhoria das condições de trabalho.

O Departamento de Saúde do Servidor – DESS, da Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Gestão – SMG, por meio da Divisão de Promoção à Saúde, promoveu, entre os dias 22 e 26 de junho, mais uma edição do Curso de Formação para Cipeiros, na modalidade presencial.

Este é o terceiro curso presencial realizado neste ano. Os anteriores aconteceram nos meses de abril e maio. Com esta última edição, 161 turmas, de 40 servidores, já participaram do curso nessa modalidade.

Realizado pelo Núcleo de Projetos e Educação em Saúde - Nupes, da Divisão de Promoção à Saúde, o curso é dirigido aos servidores cipeiros, eleitos e indicados pelas unidades municipais para serem representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Cipa. Tem como objetivo preparar o cipeiro para desempenhar o papel de agente de mudança, instrumentalizando-o com dados técnicos básicos e necessários para o desenvolvimento de habilidades e atitudes para cumprir esse papel. 

A Cipa tem a atribuição de desenvolver atividades voltadas à prevenção de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e à melhoria das condições de trabalho dos servidores públicos municipais. Todas as unidades da Prefeitura de São Paulo com mais de 20 servidores devem, obrigatoriamente, organizar e manter uma Cipa que, em parceria com a administração da unidade, zelará pelas normas de segurança no ambiente de trabalho.

Com carga horária de 20 horas, o curso conta com palestras de profissionais do DESS relacionadas à prevenção de acidentes e à melhoria das condições de trabalho. 

No primeiro dia do curso, Maria Aparecida Sandoval, Assistente de Gestão de Políticas Públicas, com formação em psicologia; e Maria Silvana G.M. Duque Estrada, pedagoga, apresentaram aos servidores “As atribuições e papel da Cipa”. Nos dias seguintes, a programação contou com palestras sobre os seguintes temas: “Noções básicas de primeiros socorros”, ministrada por Rogério Proença de Gouvêa, médico do trabalho do DESS; “Noções básicas de prevenção, proteção e combate a incêndio”, com o arquiteto Franklin Silveira; “Mapa de riscos e inspeção nos locais de trabalho, com Agnaldo Vaz, engenheiro; e “Plano de trabalho e negociação”, com a assistente social Vera Aparecida Silva.

O DESS, por meio Núcleo de Projetos e Educação em Saúde – Nupes, da Divisão de Promoção à Saúde, conforme a Lei 13.174/01, presta assessoria às Cipas desde a organização da implantação e desenvolvimento de seus trabalhos até as ações de educação continuada, como o Curso de Formação de Cipeiros.

O Curso de Formação de Cipeiros é realizado nas modalidades presencial, com carga horária de 20 horas, e a distância (EAD), com 40 horas, sendo a primeira aula presencial obrigatória. A programação dos cursos é divulgada pelo Diário Oficial da Cidade.

Mais informações em www.prefeitura.sp.gov.br/cipa.

 

Miriam Boffo
Departamento de Saúde do Servidor