CIPA promove palestras para servidores do DESS durante a SIPAT 2015

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT visa promover a conscientização dos servidores quanto à saúde, segurança no trabalho e prevenção de acidentes.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Cipa do Departamento de Saúde do Servidor – DESS promoveu nos dias 17 e 24 de abril, nos períodos da manhã e da tarde, uma série de palestras para a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT 2015. Os encontros aconteceram no auditório do DESS e reuniram cerca de 80 servidores.

A Cipa tem por objetivo desenvolver atividades voltadas à prevenção de acidentes e doenças provenientes do trabalho e à melhoria das condições de trabalho dos servidores e a SIPAT, realizada anualmente, visa divulgar informações e realizar atividades com o propósito de conscientizar e orientar os servidores quanto às ações de prevenção.

Maria Silvia Chaddad Yamin Fernandes, psicóloga da Divisão de Promoção à Saúde, ministrou a palestra “Relações interpessoais no ambiente de trabalho”. Segundo ela, o respeito às diferenças entre as pessoas é fundamental para a arte de se relacionar bem, que também envolve um exercício de tolerância, paciência e aprendizado, já que os seres humanos são únicos em sua constituição bio-psico-social. “Muitas vezes, ceder é sinal de amadurecimento. A base concreta para um bom relacionamento é ter percepção de nossos direitos e dos limites e regras que fazem a relação social ser harmônica. Nem só eu, nem só o outro, mas sim eu e o outro”, ressalta Maria Silvia.

Sandra Sevciovic Lopes, fonoaudióloga, e Silvia Ceragioli, médica e encarregada do Setor de Licenças Médicas, ministraram a palestra “Saúde Auditiva”. Foram abordadas questões sobre as funções do ouvido, anatomia e fisiologia do órgão da audição e equilíbrio, prevenção de problemas de audição, sensibilidade auditiva, fatores que influenciam alterações ou perda auditiva, como a exposição ao ruído. Evitar locais com muito barulho, escutar música em um volume de baixo para médio, não trabalhar em locais com muito ruído sem protetor auricular, usar fones de ouvido num volume baixo, não gritar em locais fechados, ficar longe de caixas acústicas em shows e fechar as janelas do veículo em locais de trânsito barulhento são as principais recomendações para evitar problemas de audição. “As pesquisas realizadas pela Organização Mundial de Saúde apontam São Paulo como uma das cinco cidades mais barulhentas do planeta, apresentando níveis de ruído entre 95 a 105 decibéis. O nível máximo aceitável de ruído ocupacional é de 85 decibéis”, destaca Sandra.

Na palestra “Acidente de Trabalho”, Angela Aparecida Canolla, do DESS de São Miguel, médica e encarregada da unidade, falou sobre a legislação referente a Acidente de Trabalho (AT) na Prefeitura e também como o assunto é tratado legalmente nas empresas privadas. Salientou o papel da Cipa e dos cipeiros na prevenção de acidentes de trabalho e doença profissional e a importância do envolvimento dos servidores no trabalho de prevenção. Angela destacou que, além de levantar, monitorar e controlar os riscos no ambiente de trabalho, a Cipa deve elaborar questionários aos colegas, mapas de riscos, realizar inspeções frequentes e observar como as tarefas são realizadas, encaminhando um relatório final ao gestor. É importante também sensibilizar as pessoas quanto aos cuidados na execução de tarefas, prevenindo atos de imprudência que possam causar acidentes. “Devemos nos conscientizar que todos os processos de trabalho devem incorporar conceitos básicos de segurança e saúde. O servidor que observar qualquer problema que possa causar risco de acidente pode contatar a Cipa do departamento e comunicar o problema. É um dever de todos nós.”

“Mediação de conflitos” foi o tema da palestra de Glacilda Pinheiro Correa, educadora da Divisão Técnica de Formação da Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz - UMAPAZ , Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. Segundo a educadora, a mediação de conflitos nada mais é que trabalhar uma escuta melhor, além de trabalhar o tempo de maneira qualificada para exercer essa escuta. “É necessário que o gestor seja também um mediador, um conciliador. Hoje, esse é o nosso grande desafio. O gestor também adoece com o processo de trabalho. No momento que buscamos a regulação do trabalho local, começamos a interferir na cultura e na transformação desse processo.”

Glacilda falou também sobre Cultura da Violência, Cultura da Paz e Comunicação Compassiva, mostrando que devemos buscar alternativas para trabalhar a cultura da violência em que vivemos e trazer a cultura da paz para nossa vida, observando o momento por uma outra via. “Devemos questionar onde está minha governabilidade? Onde posso mudar para fazer a diferença? O conceito de saúde é muito amplo, uma utopia. Mas temos que ser utópicos, porque quando perdemos a utopia, perdemos o brilho dos olhos. Temos que acreditar que podemos alcançar nossos sonhos”, concluiu.

Sobre a CIPA

Todas as unidades da Prefeitura de São Paulo com mais de 20 servidores devem, obrigatoriamente, organizar e manter em funcionamento uma Cipa, onde os servidores, atuando em parceria com a administração da unidade, zelarão pelas normas de segurança e melhores condições do trabalho. A Cipa é formada por representantes eleitos por servidores da unidade e representantes indicados pela Administração. O mandato é de dois anos consecutivos, a partir da data da posse dos cipeiros.

A Cipa do DESS é composta pelos seguintes servidores: Sérgio Silveira Branco, presidente da CIPA Gestão 2014/2016; Fernanda Cristina Unti Miguel, secretária; Fernando José Lia Correia de Araujo; Silvia Ceragioli Correa; Maria Esther Radaelli Brandespim; Maria Emília Russo Zíngaro Testa; Zenaide Ferreira; Valéria Pugliese; Angela Aparecida S.S. Canolla e Evelani Martins da Silva.

mais informações em www.prefeitura.sp.gov.br/cipa  


Miriam Boffo
Departamento de Saúde do Servidor
COGEP - SEMPLA