Departamento de Saúde do Servidor promove oficina de Lian Gong em São Miguel Paulista

Profissionais renomados na área de ensino de práticas corporais terapêuticas chinesas participaram da oficina.

O Departamento de Saúde do Servidor - DESS, da Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio da Divisão de Promoção à Saúde e, em parceria com a Subprefeitura de São Miguel Paulista, promoveu, no dia 12 de dezembro, a Oficina de Lian Gong em 18 terapias, que reuniu cerca de 60 servidores no auditório da subprefeitura.

Na abertura do evento, o diretor da Divisão de Promoção à Saúde do DESS, Edgar Outa, falou da proposta da oficina, que é parte da fase de divulgação do Programa de Promoção à Saúde com Práticas Integrativas e Complementares - PROSPIC. "O encontro de hoje é muito importante no avanço da implantação do PROSPIC na Prefeitura de São Paulo e nos mostra que o caminho é esse: compartilhar o conhecimento e envolver o servidor na prática de atividades que promovam a saúde física e mental. Encerramos este ano com grandes perspectivas para 2015, no que diz respeito às ações de promoção à saúde dos servidores municipais. A parceria do DESS com a Subprefeitura de São Miguel Paulista amplia ainda mais os laços e nossa rede de relacionamento, fundamentais para alcançarmos nossas metas", concluiu.

Também participaram da abertura, Roseli A. Pinheiro Dantas, do Núcleo de Gestão de Qualidade da Subprefeitura de São Miguel Paulista, que agradeceu a presença de todos os palestrantes e convidados; e Natalina Almeida, assessora que representou o subprefeito Adalberto Dias. Natalina falou sobre a necessidade do planejamento de um espaço para que as pessoas cuidem da saúde, contribuindo para um envelhecimento saudável. "Nós temos essa preocupação aqui na subprefeitura, e buscamos parcerias para promover ações voltadas à saúde dos nossos servidores", falou Natalina. Neste sentido, a Subprefeitura de São Miguel Paulista já realiza a prática do Lian Gong entre os servidores há mais de dois anos.

Rosangela Accioli, instrutora do Espaço Pulsare e Jaime Kuk, instrutor do espaço Suave Corpo - Rou Ti, profissionais renomados na área de ensino das práticas corporais terapêuticas da medicina tradicional chinesa, realizaram apresentações teóricas e práticas do Lian Gong em 18 terapias, envolvendo os servidores presentes na realização dos exercícios.

O Lian Gong em 18 terapias é reconhecido como uma prática corporal que previne e trata as dores no corpo, restaura a movimentação natural, com o objetivo de reintegrar a estrutura corporal, intelectual, emocional e energética. Os benefícios proporcionados pelo Lian Gong são um corpo com as tensões redistribuídas, um cérebro mais calmo e ativado, o coração sereno e as emoções reequilibradas, com melhora da saúde e bem estar.

A Profª Rosangela deu dicas preciosas de técnicas que abordam o Movimento Consciente e princípios da medicina tradicional chinesa. "Por intermédio das práticas corporais, orientamos o movimento, reeducando o gesto do cotidiano a partir do corpo, a fim de que o indivíduo tome as rédeas da sua saúde. Reconhecemos cada aluno em sua singularidade corporal, respeitando os limites de cada um, evitando provocar ou agravar lesões. O Lian Gong proporciona uma sensação de bem estar, mobiliza uma força e uma energia interna que muitos desconhecem", destacou.

O Profº Jaime Kuk falou sobre a origem milenar, o desenvolvimento e características
principais dos exercícios terapêuticos da medicina tradicional chinesa, dentre elas o Lian Gong em 18 terapias. "As práticas corporais chinesas unem o corpo, a mente e também o espírito. O que está por trás dessas práticas é a energia. No Lian Gong, eu penso em quanto eu posso acumular de energia e fazê-la circular. A palavra Samurai quer dizer o que serve. Como você vai servir se estiver mal de saúde? Assim pode acontecer com o servidor público. O exercício terapêutico tem a função de melhorar a saúde", concluiu Kuk.

Carmen C. da Silva Oliveira, da Divisão de Promoção à Saúde do DESS e coordenadora do Programa de Promoção à Saúde com Práticas Integrativas e Complementares - PROSPIC fez uma apresentação do Programa, que busca integrar áreas da medicina tradicional com as Práticas Integrativas e Complementares (PICs), com o objetivo de promover ações para a adoção de uma cultura de saúde no trabalho, no âmbito da Prefeitura São Paulo, visando o bem-estar físico, mental e consequente melhoria na qualidade de vida dos servidores públicos municipais. "O PROSPIC será instituído, inicialmente, com a prática do Lian Gong em 18 terapias, por ser uma prática terapêutica simples, de fácil aprendizado e execução".

Maria Celeste Dias Souza, servidora do Hospital Tide Setúbal, em São Miguel Paulista, participou da oficina e contou que foi incentivada pela colega Janete Ferreira dos Santos, educadora em Saúde Pública e instrutora de Lian Gong na UBS Vila Jacuí, a aprender a prática corporal chinesa. Há dois anos, ela pratica os exercícios com grupos de servidores do Hospital. "Fazemos os exercícios três vezes por semana e a receptividade é muito boa. Tem bastante gente interessada e as pessoas adoram."

PALESTRAS DO PROSPIC

A metodologia de implantação do PROSPIC prevê um trabalho de divulgação, que vem sendo realizado por meio de palestras e oficinas, sobre a importância da adoção de um modelo de gestão de práticas integrativas e complementares em saúde, voltado aos servidores municipais, em um trabalho integrado com diversas secretarias, tornando efetiva a adoção dessas práticas na Prefeitura.

As últimas palestras realizadas em outubro, a convite da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e, em novembro, na Subprefeitura de Santana/Tucuruvi, abordaram a importância das práticas integrativas na promoção à saúde, com apresentação do PROSPIC, por Maria Aparecida Sandoval; e apresentações teóricas e práticas do Lian Gong em 18 terapias, pela profª Helena T.N. Takahashi, ambas da Divisão de Promoção à Saúde do DESS.

Os encontros têm como objetivo oferecer aos servidores municipais subsídios para a adoção de uma cultura de promoção à saúde, orientando sobre a utilização e importância dos exercícios dessa prática corporal na prevenção e tratamento de desequilíbrios da saúde.

Mais informações na página do PROSPIC, em www.prefeitura.sp.gov.br/prospic.

Miriam Boffo
Departamento de Saúde do Servidor
COGEP - SEMPLA