POLOS DE CURATIVOS E TRATAMENTO DE FERIDAS

A cidade de São Paulo em uma ação inovadora criou em outubro de 2021, 26 Polos de Curativos e Tratamento de Feridas. Em agosto de 2023 inaugurou mais uma unidade, completando até o presente, 27 Polos de Curativos. São centros especializados no tratamento de lesões de maior complexidade e contam com profissionais enfermeiros (as) especialistas em estomaterapia e /ou dermatologia.

No mundo, inúmeras pessoas padecem com feridas agudas e crônicas de diferentes etiologias, espessuras, gravidade, que determinam a manifestação de incapacidades e impactam negativamente na qualidade de vida.

A prevenção e o tratamento de lesões vêm se aprimorando cientificamente e tecnologicamente e, para um atendimento mais qualificado, percebeu-se a necessidade de a equipe multidisciplinar compor agregando sua expertise. O trabalho da equipe de saúde tornou-se mais efetivo e competente e o enfermeiro se enquadrou como protagonista dessa atenção, com formação específica na área para oferecer uma melhor avaliação e cuidado.

Não podemos esquecer que nos relacionamos com pessoas, seres humanos que têm histórias, sentimentos e precisam ser respeitados e cuidados de forma integral. A ferida é algo que fragiliza a pessoa, podendo ocasionar incapacidades psíquicas e físicas. Essa pessoa carrega a causa dessa lesão (um acidente, uma queimadura, uma agressão, uma doença crônica, complicações após um procedimento cirúrgico, entre tantos outros). Este trauma passa a ser uma marca, um sinal, uma cicatriz, lembrança de dor, de perda que permanece mesmo após a cicatrização.

Os polos dispõem de materiais e coberturas de ponta e tecnologia de alta geração que aceleram o processo de cicatrização e regeneração da pele. Os profissionais são amparados por meio da adoção de protocolos institucionais para realizar procedimentos, prescrições e encaminhamentos nas diferentes áreas de atuação. Os pacientes, familiares e cuidadores também estão inseridos no mesmo contexto, para que as tomadas de decisões sejam harmônicas e eficazes.

Objetivo:

  • Atendimento humanizado e de qualidade aos pacientes que necessitam de cuidados com feridas agudas ou crônicas de difícil cicatrização, com acompanhamento do Enfermeiro Estomaterapeuta e/ou Dermatologista e com o uso das tecnologias de ponta, como o laser terapia, terapia por pressão negativa e coberturas especiais.
  • Apoio técnico, atendimento e matriciamento de pacientes com lesões complexas, para o atendimento pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde – UBS
  • Apoio técnico ao programa Melhor em Casa, para atendimento, tratamento e prevenção de lesões, dos pacientes acompanhados pelas Equipes Multidisciplinar de Atenção Domiciliar – EMAD
  • Atendimento, matriciamento e encaminhamento pós alta hospitalar, de pacientes com feridas complexas.

Localização dos Polos de Curativos e Tratamento de Feridas