Área Técnica de Saúde Nutricional

A Nutrição é um processo biológico em que o organismo utiliza-se dos alimentos a fim de absorver nutrientes para a realização de suas funções vitais. As características da alimentação podem determinar não somente o bem-estar do indivíduo, mas também influenciar o desenvolvimento de doenças crônicas, como obesidade, problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão, vários tipos de câncer, entre outras.

Cabe a Área Técnica de Saúde Nutricional (ATSN) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no município de São Paulo, coordenar e orientar as políticas, diretrizes, projetos e ações de prevenção, promoção e cuidado nutricional, baseado nos princípios do Sistema Único de saúde, que somam aos princípios da Nutrição, tendo a Alimentação como elemento de humanização das práticas de saúde; o respeito à diversidade e à cultura alimentar; o fortalecimento da autonomia dos indivíduos; a determinação social e a natureza interdisciplinar e intersetorial da alimentação e nutrição; e a Segurança Alimentar e Nutricional com soberania.

Tem como finalidade respeitar, proteger, promover e prover os direitos humanos à saúde e à alimentação”, pautado nas diretrizes estabelecidas na Portaria Nº 2.715 de 17 de novembro de 2011: Organização da Atenção Nutricional no SUS; Promoção da Alimentação Adequada e Saudável; Vigilância Alimentar e Nutricional; Gestão das Ações de Alimentação e Nutrição; Cooperação e Articulação para a Segurança Alimentar e Nutricional; Participação e Controle Social; Qualificação da Força de Trabalho; Controle e Regulação de Alimentos; e Desenvolvimento de Linhas de Investigação, Inovação e Conhecimento em Alimentação e Nutrição.

EIXOS ESTRATÉGICOS

Assistência Nutricional

- Programa de assistência aos agravos nutricionais e patologias associadas a alimentação e nutrição, nos diferentes ciclos de vida.
- Programa de Suplementação de Vitamina A.
- Linha de Cuidado de Sobrepeso e Obesidade.
-Terapia Nutricional.

PROTOCOLOS

PROTOCOLO DE ATENDIMENTO DA LINHA DE CUIDADO DE SOBREPESO E OBESIDADE PARA O MUNICÍPIO DE SÃO PAULO 

PROTOCOLO DE ENCAMINHAMENTO À ASSISTÊNCIA NUTRICIONAL INDIVIDUAL PARA O MUNICÍPIO DE SÃO PAULO 
 

Vigilância Alimentar e Nutricional

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.
Orientações para avaliação de marcadores de consumo alimentar na atenção básica [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015.
33 p. : il.

Educação Alimentar e Nutricional

Programa ANEE – Alimentar, Nutrir e Educar o Escolar


Cartazes

Peso e comprimento - Como aferir corretamente?

Dez passos para uma alimentação adequada e saudável

Alimentação saudável durante a pandemia

Higienização correta dos alimentos

 

Saiba mais em:

Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN)

Guia Alimentar para a População Brasileira

Guia alimentar para Crianças brasileiras menores de 2 anos