Área Técnica de Saúde Nutricional

A Nutrição é um processo biológico em que o organismo utiliza-se dos alimentos a fim de absorver nutrientes para a realização de suas funções vitais. As características da alimentação podem determinar não somente o bem-estar do indivíduo, mas também influenciar o desenvolvimento de doenças crônicas, como obesidade, problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão, vários tipos de câncer, entre outras.

Cabe a Área Técnica de Saúde Nutricional (ATSN) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no município de São Paulo, coordenar e orientar as políticas, diretrizes, projetos e ações de prevenção, promoção e cuidado nutricional, baseado nos princípios do Sistema Único de saúde, que somam aos princípios da Nutrição, tendo a Alimentação como elemento de humanização das práticas de saúde; o respeito à diversidade e à cultura alimentar; o fortalecimento da autonomia dos indivíduos; a determinação social e a natureza interdisciplinar e intersetorial da alimentação e nutrição; e a Segurança Alimentar e Nutricional com soberania.

O botão tem o fundo na cor amarela, com Assistência Nutricional na cor branca. Na parte debaixo, o desenho de vários alimentos como milho, cenoura e melancia. O botão tem o fundo na cor amarela, com Documentos Técnicos escrito na cor branca. Na parte debaixo, o desenho de vários alimentos como milho, cenoura e melancia.
O botão tem o fundo na cor amarela, com Vigilância Alimentar e Nutricional escrito na cor branca. Na parte debaixo, o desenho de vários alimentos como milho, cenoura e melancia. O botão tem o fundo na cor amarela, com Educação Alimentar e Nutricional escrito na cor branca. Na parte debaixo, o desenho de vários alimentos como milho, cenoura e melancia.
O botão tem o fundo na cor amarela, com Educação Permanente escrito na cor branca. Na parte debaixo, o desenho de vários alimentos como milho, cenoura e melancia. O botão tem o fundo na cor amarela, com Gestão de Programas e Metas escrito na cor branca. Na parte debaixo, o desenho de vários alimentos como milho, cenoura e melancia.
O botão tem o fundo na cor amarela, com Segurança Alimentar e Nutricional escrito na cor branca. Na parte debaixo, o desenho de vários alimentos como milho, cenoura e melancia. O botão tem o fundo na cor amarela, com Materiais de Apoio escrito na cor branca. Na parte debaixo, o desenho de vários alimentos como milho, cenoura e melancia.