Saúde Integrativa

 Apresentação da Área Técnica

 

A área técnica da Saúde Integrativa tem como objetivo a implantação e o fortalecimento das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que são práticas de atenção à saúde baseadas na história e tradição de diferentes povos e culturas, utilizando-as na promoção, prevenção e na recuperação da saúde, considerando a pessoa em todas as suas dimensões.
Alinhada com as necessidades e as demandas da Atenção Básica, a área técnica se propõe a ampliar os recursos terapêuticos integrativos existentes no Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade de São Paulo.
As modalidades ofertadas são a Medicina Tradicional Chinesa (que inclui Acupuntura, Fitoterapia, Dietoterapia, práticas corporais e meditativas), Terapia Comunitária Integrativa, Fitoterapia e Plantas Medicinais, Dança Circular, Medicina Tradicional Indiana (Yoga, Shantala), Imposição de mãos, Aromaterapia, Reflexologia, Massoterapia, Naturopatia, Arteterapia, Musicoterapia, Quiropraxia, Osteopatia, Homeopatia, Medicina Antroposófica, dentre outras.
A área técnica foi criada no ano de 2001 e vem ampliando gradativamente a oferta das práticas integrativas, estando atualmente presente em todas as Unidades Básicas de Saúde e em grande número dos estabelecimentos de atenção especializada e em alguns hospitais municipais. O objetivo da área é ampliar as possibilidades de escolhas para o autocuidado, o emprego de tecnologias leves, sustentáveis e baseada em evidências científicas.

 

A arte apresenta um texto na parte de cima , com um fundo verde, que diz "Quais são as modalidades de PICS?" e na parte debaixo, ilustrações de folhagem verde. A arte apresenta um texto na parte de cima , com um fundo verde, que diz "Vídeos de modalidades de Práticas Integrativas" e na parte debaixo, ilustrações de folhagem amarela.
 A arte apresenta um texto na parte de cima , com um fundo verde, que diz "Onde encontrar as PICS na região" e na parte debaixo, ilustrações de pessoas.  A arte apresenta um texto na parte de cima , com um fundo verde, que diz "Busca da modalidade das PICS e região" e na parte debaixo, ilustrações de flores.
 A arte apresenta um texto na parte de cima , com um fundo verde, que diz "Números das PICS na cidade de São Paulo" e na parte debaixo, ilustrações de um mosaico.  A arte apresenta um texto na parte de cima , com um fundo verde, que diz "Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde" e na parte debaixo, ilustrações de uma pessoa se exercitando.
 A arte apresenta um texto na parte de cima , com um fundo verde, que diz "Sites, artigos e materiais de PICS" e na parte debaixo, ilustrações de  velas e flores.  A arte apresenta um texto na parte de cima , com um fundo verde, que diz "Legislação" e na parte debaixo, ilustrações de velas e balanças.
 A arte apresenta um texto na parte de cima , com um fundo verde, que diz "Homeopatia" e na parte debaixo, ilustrações de pequenas garrafas.  A arte apresenta um texto na parte de cima , com um fundo verde, que diz "Acupuntura" e na parte debaixo, ilustrações de flores.