Doenças Crônicas da Atenção Básica

Doenças Crônicas são aquelas que permanecem por mais de um ano e requerem cuidados médicos e multiprofissionais continuados. Frequentemente esse grupo de doenças também limita as atividades do dia a dia e a qualidade de vida das pessoas, representando a maior parte dos atendimentos em saúde na Atenção Básica e em outros serviços. Tais doenças acarretam gastos expressivos e crescentes com saúde, pois existe uma epidemia silenciosa em que o adoecimento, a evolução das sequelas e a mortalidade muitas vezes precisam ser enfrentados o quanto antes.

Essas linhas de cuidado na rede básica municipal vêm sendo construídas a partir da reformulação dos Protocolos Técnicos e implementação de uma rotina de trabalho estruturada de profissionais e equipes de saúde.
 

A arte é dividida em duas parte, na de cima, um fundo lanranja com o texto "Doenças Cardiovasculares" em branco, e embaixo um fundo branco com ilustrações verdes de pessoas e coisas médicas. A arte é dividida em duas parte, na de cima, um fundo lanranja com o texto "Viva a vida com diabetes" em branco, e embaixo um fundo branco com ilustrações verdes de pessoas e coisas médicas.
A arte é dividida em duas parte, na de cima, um fundo lanranja com o texto "Doenças respiratórias crônicas" em branco, e embaixo um fundo branco com ilustrações verdes de pessoas e coisas médicas.