Informações sobre a Rede de Saúde Bucal

Saúde Bucal

 As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada do sistema e devem atender todas as faixas etárias, sendo as prioridades estabelecidas conforme fatores de risco social e biológico. As vagas são disponibilizadas segundo os recursos físicos e humanos de cada unidade. As UBSs devem realizar:

- procedimentos básicos de assistência odontológica, ações educativas e preventivas;
- procedimentos coletivos em espaços sociais de sua área de abrangência, com a participação no PSE;
- atendimentos às urgências,
- encaminhamento para outros níveis de atenção, quando necessário.

As unidades de Pronto Socorro e Pronto Atendimento devem atender às urgências odontológicas (durante 24h) trazendo o alívio da dor e realizando demais procedimentos necessários. Os Hospitais Municipais atendem urgências odontológicas e contam com Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial.

Os Centros de Especialidades Odontológicas atendem as especialidades de periodontia, cirurgia oral menor, estomatologia, pacientes com deficiência, endodontia, prótese dentária e ortodontia/ortopedia funcional dos maxilares, dor orofacial e implante. Esse atendimento é destinado aos usuários que são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde, segundo os protocolos específicos de cada especialidade.

A Secretaria Municipal de Saúde, em articulação com a Secretaria Municipal de Abastecimento, mantém o sistema de heterocontrole da vigilância sanitária da fluoretação das águas de abastecimento público da cidade de São Paulo.

Ouvidorias

Outras informações: sbucal@prefeitura.sp.gov.br