Quem procurar?

Há diversas maneiras de cuidar de si mesmo e muitos serviços e estratégias dentro do Sistema Único de Saúde podem contribuir com isso.

Como os fatores que determinam a saúde mental são múltiplos, variados e combinados de maneira singular na experiência de vida de cada pessoa, aliados ainda à capacidade de cada um de lidar com as adversidades que podem vir a ocorrer, as intervenções que promovem e protegem a saúde mental também podem ser ofertadas por diferentes setores, até mesmo para além do setor saúde.

Por exemplo: moradia digna, prática de atividades físicas, possibilidades de emprego e renda adequadas às expectativas de cada um, viver em ambientes seguros e agradáveis, entre outros fatores, são elementos que afetam o bem-estar psíquico de cada pessoa. É importante notar, também, que justamente por conta disso, a oferta de cuidados em saúde mental feita pelo setor saúde pode, muitas vezes, requerer ações de outros setores para além dos cuidados clínicos que a saúde pode oferecer.

Por conta disso, não são apenas o psicólogo e o psiquiatra que cuidam da saúde mental: há outros profissionais muito importantes para o cuidado da saúde mental, tais como os terapeutas ocupacionais, os assistentes sociais, os fonoaudiólogos e mesmo os profissionais que não são sempre associados a esse campo, como outros médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde, oficineiros, entre vários outros. Um ponto importante aqui é que qualquer ação de cuidado está muito relacionada com o vínculo e a confiança estabelecida nessa relação.

O que é a Rede de Atenção Psicossocial?

A Rede de Atenção Psicossocial é uma proposta de atendimento em diferentes Pontos de Atenção (ou serviços) parte do Sistema Único de Saúde, regulamentada pela Portaria GM Nº 3.088, de 2011, e outras subsequentes. Essa proposta parte da premissa de que a saúde mental é transversal, ou seja, atravessa as diferentes formas de sofrimento físico e psíquico e não é, apenas, influenciada pela ação do setor saúde.

Todos têm um papel para cuidar da saúde mental!

É também por conta disso que se utilizam as noções de Rede Intrasetorial, ou seja, a Rede de cuidados da própria saúde, e Rede Intersetorial, ou seja, a Rede de cuidados que envolve outras políticas públicas e a sociedade civil.