LABORATÓRIO MUNICIPAL DE SAÚDE PÚBLICA SANTO AMARO

O Laboratório Municipal de Saúde Pública de Santo Amaro foi inaugurado no ano de 1987. Sendo primordialmente administrado pelo Instituto Adolfo Lutz, pertencente à Secretaria Estadual de Saúde de SP. Em 2007 foi municipalizado e atualmente é órgão da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, integrante da Supervisão técnica Santo Amaro/Cidade Ademar, atende toda a população da Coordenadoria Regional de Saúde Sul, umas das maiores em número de habitantes. (Regiões de Campo Limpo, Capela do Socorro, M’Boi Mirim, Parelheiros e Santo Amaro/Cidade Ademar).

Sua equipe conta com o Coordenador, Farmacêuticos, Biologistas, Biomédicos, Enfermeiros, Técnicos e auxiliares de laboratório e assistentes administrativos de gestão.

O Laboratório exerce papel relevante no diagnóstico de doenças de notificação compulsória, bem como o encaminhamento dos pacientes com testes positivos de doenças sexualmente transmissíveis aos serviços especializados, para início de tratamento de forma precoce; são realizados testes Imunológicos (HIV, Sífilis, Hepatites, Toxoplasmose, Rubéola, Citomegalovírus, Chagas), exames Hematológicos (Hemograma, Tipagem sanguínea) e Microbiológicos para diagnóstico e controle de tratamento de Tuberculose e Hanseníase com exames de Baciloscopia, Cultura e PCR, método automatizado que destaca-se entre eles pela rapidez de diagnóstico de Tuberculose, capaz de detectar resistência à Rifampicina, um dos medicamentos mais importantes no tratamento inicial desta doença.

Por seu comprometimento reconhecido com os prêmios:

  • 2004: "Qualidade nas ações de controle da tuberculose" - Secretaria de Estado da Saúde - CVE - Divisão de Tuberculose
  • 2005: "Qualidade Tb: Laboratório" - Critério: Produção maior que 2000 baciloscopias (janeiro a outubro_2005) - III Encontro da Tuberculose da Cidade São Paulo - PMSP - SMS - Coordenadoria de Vigilância em Saúde.
  • 2007: "Prêmio Qualidade Tuberculose" - V Encontro de Tuberculose da Cidade de São Paulo - Prefeitura de São Paulo - Coordenação de Vigilância em Saúde - COVISA.
  • 2010: "Prêmio Qualidade TB na Cidade de São Paulo" - VII Encontro de Tuberculose da Cidade de São Paulo - Prefeitura de São Paulo - Coordenação de Vigilância em Saúde - COVISA.
  • 2012: "Certificado Ouro - Qualidade de Serviço dos laboratórios ambulatoriais que processaram mais de10.000 baciloscopias no ano de 2011" - IX Encontro de Tuberculose da Cidade de São Paulo - COVISA
  • 2013: "Prêmio pelo número de Culturas realizadas em 2012" - Fórum Estadual da Tuberculose 2013 - Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - Coordenadoria de Controle de Doenças - Centro de Vigilância Epidemiológica "Prof. Alexandre Vranjac" - Divisão de Tuberculose.
  • 2014: "Prêmio pelo desempenho na Intensificação de Busca de Casos de Tuberculose no Estado de São Paulo de 2014 - Dia Mundial da Tuberculose 2014" - Governo do Estado de São Paulo - Coordenadoria de Controle de Doenças - Centro de Vigilância Epidemiológica "Prof. Alexandre Vranjac".
  • 2015: "Prêmio pelo Desempenho na intensificação e realização de TRM - 2015" - Dia Mundial da Tuberculose 2015 - Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - Coordenadoria de Controle de Doenças - Centro de Vigilância Epidemiológica "Prof. Alexandre Vranjac" - Divisão de Tuberculose.
  • 2016: "Prêmio pelo número de Culturas realizadas em 2015" - Fórum Estadual da Tuberculose 2016 - Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - Coordenadoria de Controle de Doenças - Centro de Vigilância Epidemiológica "Prof. Alexandre Vranjac" - Divisão de Tuberculose.
  • 2017: "Prêmio pelo número de Culturas realizadas em 2016" - Fórum Estadual da Tuberculose 2017 - Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - Coordenadoria de Controle de Doenças - Centro de Vigilância Epidemiológica "Prof. Alexandre Vranjac" - Divisão de Tuberculose.
  • 2018: "Prêmio pelo número de Culturas realizadas em 2017" - Fórum Estadual da Tuberculose 2018 - Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - Coordenadoria de Controle de Doenças - Centro de Vigilância Epidemiológica "Prof. Alexandre Vranjac" - Divisão de Tuberculose.
  • 2019: "Prêmio pela Busca de casos de tuerculose durante a 2ª campanha de 2018" - Dia Mundial da Tuberculose 2019 - Programa Estadual de Controle da Tuberculose de São Paulo" - Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - Coordenadoria de Controle de Doenças - Centro de Vigilância Epidemiológica "Prof. Alexandre Vranjac" - Divisão de Tuberculose.
  • 2020: "Certificado de Proficiência em Ensaios Laboratoriais" - Por ter participado com assiduidade do Ensaio de Proficiência Clínico e obteve ótimo desempenho nos exames. Sociedade Brasileira de Patologia Clínic - Medicina Laboratorial (SBPC - ML) - Controllab.
  • 2021: "Prêmio pelo rendimento dos aparelhos de TRM-TB ≥ 70% em 2020" - Fórum Estadual da Tuberculose 2021 - Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - Coordenadoria de Controle de Doenças - Centro de Vigilância Epidemiológica "Prof. Alexandre Vranjac" - Divisão de Tuberculose.
     

A imagem mostra uma profissional trabalhando no Laboratório Municipal de Saúde Pública Santo Amaro.

Foto: Arquivo do Laboratório Municipal de Saúde Pública Santo Amaro