Catadores

 

Catadores
O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social com a população de catadores de materiais recicláveis tem o enfoque na capacitação, formação profissional e acolhida com possibilidade de guarda de carroças. Todos fazem parte do Movimento Nacional dos Catadores e do Comitê Metropolitano da cidade.
 
Atualmente, a SMADS tem três convênios com organizações sociais para atender os catadores que estão em situação de rua, ou que tenham essa atividade como fonte de renda. No desenvolvimento do trabalho, cada organização social tem seus próprios procedimentos. No entanto, todos trabalham de forma cooperativa, sendo os catadores ativos participantes no desenvolvimento e evolução do trabalho.
 
No que se refere ao atendimento social desses catadores e suas famílias, a avaliação é positiva, principalmente por apresentar fatores importantes de inclusão social, como encaminhamento para saúde, creches, centros da criança e do adolescente, retorno aos estudos e moradia, além de oficinas de materiais recicláveis. Esse trabalho vem sendo uma das alternativas de geração de renda para população em situação de rua.