No primeiro mês em novo prédio, CPAS aumenta número de atendimentos e diminui tempo de espera nas solicitações

Coordenação de Pronto Atendimento Social mostra resultados significativos no funcionamento em novo local

Texto: Samuel Fragoso
Imagens: Breno Lopes

Na imagem aparece a Central de Vagas de CPAS. Existem alguns computadores e pessoas sentadas mexendo neles

No primeiro mês de operação em seu novo prédio, a Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS) da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) tem se destacado pelo atendimento às pessoas em situação rua e em situação de risco na cidade de São Paulo. O serviço tem sido um ponto de referência para aqueles que necessitam de assistência imediata.

Desde a inauguração do novo local, há um mês, a CPAS recebeu e atendeu milhares de solicitações de abordagens sociais às pessoas em situação de rua e de vagas de acolhimento na rede socioassistencial do município.

Entre os dias 25 de março e 24 de abril deste ano, as equipes da coordenação atenderam 17.533 solicitações de abordagem social a pessoas em situação de rua, o que representa um aumento de 23% se comparado ao período anterior, de 25 de fevereiro a 24 de março, quando foram atendidas 14.255 solicitações de abordagem social ainda no endereço antigo.

O novo espaço ajuda não somente na solicitação de abordagem social, mas também na solicitação de vagas de acolhimento na rede socioassistencial. Somente nos períodos entre 25 de março e 24 de abril, CPAS atendeu 12.810 solicitações deste tipo, um número 40% maior em relação ao período anterior, quando foram atendidas 9.163 solicitações.

O aumento de solicitações, no entanto, não se mostrou um problema para a equipe de CPAS. Os técnicos do serviço conseguiram reduzir pela praticamente pela metade o tempo de conclusão dos atendimentos. Se entre 25 de fevereiro e 24 de março, o tempo médio para finalizar um pedido de vaga era de 3h23min, desde a inauguração do novo espaço, as solicitações têm sido resolvidas em média de 1h42min.

Um dos motivos deste avanço é a Sala de Situação, que dispõe de oito televisores que mostram em tempo real todas as frentes de acolhimento que passam pela regulação de CPAS. As informações são dispostas em gráficos e demonstram a quantidade de abordagens, encaminhamentos, quais territórios têm uma maior demanda de acolhimento ou possuam um considerável de vagas disponíveis. Esta estrutura permite a maior agilidade nas informações para a Central de Vagas, que reduz o tempo de espera para o acolhimento.

Na imagem aparece a sala de situação, com oito televisores, mostrando painéis dos atendimentos sociais realizados na cidade

“Assim como a nova instalação de CPAS, a sala de situação também foi algo inovador para este atendimento, que veio aprimorar ainda mais o nosso trabalho, proporcionando agilidade em todos os processos. Com a inserção dos tablets, principalmente, desde o momento da abordagem e as tratativas das vagas de acolhimento nós tivemos um avanço muito considerável tanto com o tempo de atendimento, assim como um controle e monitoramento das nossas reais demandas”, diz Claudia Ribeiro, coordenadora de CPAS.

Já para o atendimento das solicitações de abordagens, entre fevereiro e março, o tempo médio era de 2h27min, enquanto que, no mês de abril, o tempo foi reduzido para 1h55min. No total, o tempo de redução neste tipo de atendimento neste novo mês foi de aproximadamente 32 minutos.

O equipamento, que é gerido diretamente pela SMADS, atua em três vertentes: Serviço de Proteção e Atendimento a Situações de Calamidades Públicas e Emergências; Serviço de Atendimento via Central Telefônica 156, SAC e pelo Aplicativo 156; Central de Vagas para Acolhimento Institucional.

Com uma equipe 235 profissionais, de diversas áreas, entre eles servidores, orientadores e profissionais do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), motoristas e atendentes da Central de Vagas, a Coordenação oferece um atendimento humanizado e eficiente, garantindo que cada munícipe atendido receba o suporte necessário.