SMADS celebra capacitação e compromisso social de alunos em formatura do curso "População em Situação de Rua: Vulnerabilidades, Saúde Mental e Drogas"

A solenidade aconteceu no Teatro Arthur de Azevedo e contou com a presença de mais de 300 pessoas entre alunos e formandos

Mulher e homem se abraçando, os dois estão vestindo cores claras. No fundo há um telão branco

Texto e fotos: Marianne Seixas

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) celebrou na tarde do dia 31 de janeiro, no Teatro Arthur de Azevedo, localizado na Mooca, a formatura do curso "População em Situação de Rua: Vulnerabilidades, Saúde Mental e Drogas", promovido pelo Espaço Público de Aprendizagem Social (ESPASO) em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

O curso de qualificação desenvolvido através da parceria entre SMADS e UNIFESP teve como público-alvo, majoritariamente, profissionais atuantes na rede socioassistencial que prestam atendimento à população em situação de rua, como os do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), Centro Pop, Centros de Acolhida e Núcleo de Convivência para Adultos em Situação de Rua.

No total, foram formadas sete turmas com um total de 440 alunos. O curso foi dividido em três encontros com distintas abordagens, separadas por módulos, sendo o primeiro módulo sobre saúde mental, o segundo sobre drogas e dependência química e o terceiro sobre autocuidados do trabalhador.

Homem em cima de palco segurando um microfone, ele veste camiseta branca e calça preta. No fundo há um telão branco

O orador da turma e gerente do Centro de Acolhida Especial para Mulheres Trans (CAE) - Casa Florescer II, Lucas Barreto, falou em nome de todos os formandos e agradeceu a oportunidade. “Ao longo desses meses de aprendizado, mergulhamos nas complexidades e desafios enfrentados pela população em situação de rua. Agradeço à UNIFESP e ao ESPASO por proporcionarem esta oportunidade única de aprimorar nossos conhecimentos e habilidades, capacitando-nos para lidar com as nuances delicadas da realidade que enfrentamos diariamente em nossas jornadas profissionais”, disse.

Sob a condução do poeta Sergio Vaz e com a presença do secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr., a formatura foi enriquecida com momentos de arte e reflexão.

“Que este diploma seja um símbolo do comprometimento que cada um de vocês traz para o exercício de suas funções. Agradeço por escolherem trilhar esse caminho desafiador e essencial para o bem de nossa comunidade. Parabéns, formandos, e que cada passo que derem seja guiado pela compaixão, pela ética, pelo desejo genuíno de fazer a diferença e pelo amor à assistência social”, declarou Bezerra.